sábado, 18 de novembro de 2017

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL




UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
   CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)




CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL


PAULO BRANDÃO
RA XXXXXXXX




Tutora EAD: Gisele Moura Castro


PROINTER II – RELATÓRIO FINAL
O MUNDO DO PIRA



FEIRA DE SANTANA, BA
NOVEMBRO/2017

PAULO  BRANDÃO
RA XXXXXXXX


CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL



Tutora EAD: Gisele Moura Castro






PROINTER II – RELATÓRIO FINAL
O MUNDO DO PIRA




Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Comercial do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito final para obtenção de nota na disciplina Prointer II– Projeto Interdisciplinar.


FEIRA DE SANTANA, BA
NOVEMBRO/2017



RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver de forma clara, e com riqueza de detalhes, a recente trajetória da Piraquê, uma das maiores indústrias de alimentos no ramo de biscoitos e massas do Brasil, particularmente no mercado do Rio de Janeiro ela é a líder de mercado no segmento de biscoitos. A importância deste trabalho é mostrar como uma empresa que tem uma administração tradicional centralizada, vem nos últimos 2 anos passando por uma inovação radical em todos os setores. A Piraquê está investindo pesado em tecnologia de ponta e, com a construção da nova fábrica, a empresa tem hoje capacidade para triplicar a sua produção, a empresa também está investindo fortemente na área de marketing, merchandising, vendas e logística, com a contração de vários profissionais, com objetivo de expandir a marca por todo o país. No Sudeste a empresa tem filias em São Paulo, Minas Gerais e espírito Santo, na região Sul no Paraná e no Nordeste a Bahia. Esta pesquisa foi realiza utilizando diversas ferramentas: consultas a autores de livros e artigos, internet, entrevistas e também visita a uma filial.

Palavras-Chave: Rio de Janeiro. Piraquê. Biscoitos. Massas. 

ABSTRACT
The present work aims to develop in a clear and rich detail the recent trajectory of Piraquê, one of the largest food industries in the biscuit and pasta industry in Brazil, particularly in the Rio de Janeiro market. market in the biscuit segment. The importance of this work is to show how a company that has a traditional centralized administration, has been in the last 2 years undergoing a radical innovation in all sectors. Piraquê is investing heavily in state-of-the-art technology and, with the construction of the new factory, the company is now able to triple its production, the company is also investing heavily in marketing, merchandising, sales and logistics, with the contraction of several professionals, aiming to expand the brand across the country. In the Southeast the company has subsidiaries in São Paulo, Minas Gerais and Espírito Santo, in the South region of Paraná and in the Northeast of Bahia. This research was carried out using several tools: consultation of authors of books and articles, internet, interviews and also visit to a branch.

Keywords: River of January. Piraquê. Cookies. Macaroni. 











1. INTRODUÇÃO


      Este trabalho consiste em realizar um estudo sobre uma das maiores indústrias alimentícias do país, a empresa Piraquê. O objetivo deste trabalho é demonstra que mesmo o país vivendo umas das maiores crises políticas da história, que por tabela também afeta a economia, a empresa de alimentos Piraquê está investindo pesado no seu projeto de expansão em outros mercados, fora do estado do Rio de Janeiro, onde é líder de mercado no segmento de biscoitos, e também vem aumentando sua participação nos estados onde ela está presente na  Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, em 1 ano a empresa já dobrou suas vendas na Bahia e São Paulo. Também faz parte do Planejamento Estratégico que 10% de sua produção venha ser exportada para Europa, Estados Unidos, Japão entre outros.
      A um ano a empresa inaugurou sua nova fábrica em Queimados na baixada fluminense, com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, o objetivo é que tenha produção para suprir as filiais e os novos mercados que serão conquistados.
A empresa também está aplicando recursos em várias tecnologias de ponta, que abrange todos setores da empresa, desde do administrativo, produção, marketing, vendas, logística, e também está fazendo investimento em lançamentos de novos produtos: biscoitos cookies, recheados de 100g, rosquinhas de 100g.
      Não falta oportunidades de crescimento para Piraquê, regiões como Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, que carecem de um produto diferenciado como Piraquê, além da exportação que já é uma realidade. Porém, a empresa terá que fazer alto investimento em marketing, merchandising, a marca é desconhecida a nível nacional.  Segundo Ribeiro do Val (2017) ao compreender a dinâmica territorial do mercado, você obtém um bom parâmetro para o crescimento da empresa, avaliar o novo mercado ajuda a evitar erros de cobertura ao abrir novos centros de distribuição, especialmente quando se trata de um país com a diversidade de culturas e com as dimensões do Brasil. Para manter o bom andamento dos negócios e evitar eventos negativos, é importante está sempre avaliando o mercado e as tendências. A Piraquê também está inserida na nova ordem mundial, vem também realizando investimentos em sustentabilidade e em ações sócias (responsabilidade empresarial).

2.      DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)


2.1. Levantamento de Campo

      Essa empresa foi escolhida para o desenvolvimento deste trabalho devido a este autor ser funcionário da mesma a 14 anos, na função de consultor de vendas, com isso facilitando o acesso e  captação de informações, além da Piraquê ser uma das maiores indústrias de alimentos do país, outro motivo é que nos últimos 2 anos a empresa vem passando por uma reformulação na sua estratégia e política administrativas, com incremento de várias inovações tecnológicas que abrange todos os departamentos da empresa, além de ter  inaugurado a pouco mais de um ano, a nova fábrica em Queimados  na baixada fluminense, com tecnologia de ponta, a  unidade está sendo considerada umas das mais modernas do mundo.

2.1.1. Descrição da organização


      Tipo societário: Sociedade Anônima
      Razão social: Indústria de produtos alimentícios Piraquê SA
      Fantasia: Piraquê
      Origem do nome Piraquê: Indeterminado, os donos não falam sobre o assunto. Porém, segundo comentam boca a boca, Celso Colombo pai, estudou Agronomia na cidade de Piracicaba/SP, lá, ele conheceu a mulher que veria a ser sua esposa e, teve a ideia de colocar as 4 primeiras letras da cidade “Pira” (PIRAcicaba) e, em agradecimento a cidade e a muitos amigos que ele tem lá, colocou o “que” (QUErida) - ou seja, Piracicaba querida, que ficou Pira + que = Piraquê.
Nome do proprietário: Alexandre Colombo (Diretor de Marketing), graduado em Marketing.
Localização: Matriz:  Rua Leopoldino de Oliveira, 335 – Turiaçu – Rio de janeiro – RJ – CEP 21360-060. Fábrica Queimados -  Rua Minas Gerais, 1055 – Distrito Industrial – Queimados – RJ – CEP 26737-280.
      Segmento. Alimentos (biscoitos, massas, salgadinhos e refrescos).
      Campo de atuação. Mercado nacional e atualmente também exporta para alguns países da Europa, África, USA e Japão.
      Público-alvo. Consumidores de biscoitos e massas de todas as faixas etárias e poder aquisitivo.

      Histórico. Segundo Piraquê (2017) em 1950 começa a construção da fábrica, o parque fabril só foi inaugurado em 1953. A Piraquê completou 67 anos em setembro de 2017. Toda sua produção de biscoitos, massas e margarinas é controlada por computadores. Alta tecnologia também no laboratório de controle de qualidade, desde a matéria prima até o produto final. A empresa comercializa sua linha de produtos com um portfólio com 150 itens, entre biscoitos, massas, salgadinhos e refrescos.
No Brasil a empresa tem 5 filiais (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo). Segundo Mundo das Marcas (2016) a empresa exporta para alguns países da Europa, África, Japão e Estados Unidos.
Hoje, a Piraquê é líder de mercado no Rio de Janeiro com uma fatia de aproximadamente de 60% em biscoitos, e 35% no segmento das massas. A Piraquê inaugurou sua nova fábrica em Queimados/RJ, atualmente umas das fábricas mais modernas nesse ramo.
      Missão. Disponibilizar a sociedade brasileira produtos de alta qualidade, saudáveis e gostosos, em que todos ganham, a Piraquê, os clientes e os consumidores. “ Dar vida à criança que existe em todos nós. ” (PIRAQUÊ, 2017).

Visão. Estabelecer uma relação de parceria com o consumidor, na qual seja possível oferecer alimentos que permitam inovar a produção por meio de fórmulas criativas e saborosas, primando pela qualidade para gerar confiabilidade e satisfação dos clientes. Valores. Respeito ao consumidor; comprometimento; respeito ao meio ambiente; credibilidade. (CARDOSO, 2013) .

      Objetivos. O maior desafio da Piraquê para os próximos anos é conquistar novos mercados e competir de igual para igual com os maiores concorrentes do mercado nacional. Em 2003, a empresa começou a atuar no Nordeste. O mercado paulista, o maior e mais concorrido do país está recebendo forte investimento na área de vendas, em 1 ano dobrou o faturamento. Segundo Costa (2011) o objetivo que no futuro próximo, é que 10% da produção seja exportada.

Piraquê aumenta sua participação na Bahia. A carioca Piraquê – uma das mais conhecidas fabricantes de biscoitos, massas e refrescos do país – elegeu a Bahia como um dos principais focos de expansão da marca para este ano. A empresa reforçou a equipe de vendas local (hoje são mais de 60 funcionários próprios) e contratou o operador logístico Austral para cuidar da armazenagem e distribuição dos produtos em praticamente todas as regiões – a única exceção é o oeste, que conta com um outro distribuidor. Resultado: de janeiro para cá, a Piraquê conquistou 1.500 novos clientes em todo o estado. E mais: a previsão é que a filial baiana encerre o ano com um faturamento da ordem de R$ 20 milhões, o dobro em relação ao ano passado. (BASTOS, 2017).

Infraestrutura e Instalações. Conforme (ENGENHARIA, CONCREMAT, 2016), a nova fábrica da Piraquê, tem 39.675,59 m2 de área construída, dividida em 12 blocos, e abriga três linhas de fornos, com espaço para expansão para mais seis fornos.

De acordo com o gerente da Piraquê, Rodolfo Silva, os biscoitos produzidos em Queimados serão encaminhados para o centro de distribuição (CD) da empresa instalado em Madureira, na Zona Norte do Rio. Segundo ele, a fábrica da Baixada conta com 37 mil metros quadrados de área construída e foram investidos cerca de R$ 500 milhões. “Estabelecemos nossas operações numa região estratégica, às margens da Rodovia Presidente Dutra e com uma infraestrutura adequada com fibra óptica e gás natural. A ideia é expandir nossos produtos para o mercado internacional a começar pela América do Sul”, destacou. (CARVALHO, 2017).

      Segundo Piraquê (2017), toda a produção de massas, biscoitos e margarinas é controlada por computadores, desde o recebimento da matéria-prima até o produto embalado. Não existe manuseio humano na produção, o que garante um alto nível de higiene em todo cadeia. Na fábrica de massas e biscoitos, tem milhares de sensores espalhados por todas as etapas de fabricação, controla a quantidade de ingredientes até o ponto certo da massa no forno.  A fábrica conta com um parque gráfico próprio, responsável por todas as embalagens, e laboratórios de controle de qualidade equipados para testar a matéria prima e o produto final.
      Conforme Dematic (2016), a fábrica tem também uma empresa especializada que dar suporte ao CD Centro de distribuição, centralização da paletização para a linha de produção de biscoitos e para a linha de massas. Automação por robôs das linhas de massas em fardos e caixas e também robôs para paletização com aplicação de filme para embalar as mercadorias nos paletes. Para transportar caixas e fardos de produtos foram utilizadas diferentes tecnologias, desde transportadores modulares, portal de leitura por câmeras, armazém automático com transelevadores de 150x20m, com aproximadamente 15.000 posições paletes.

      Números de funcionários. Segundo Piraquê (2017) a empresa conta com aproximadamente com 3.500 funcionários.

      Tecnologia de Gestão. Dantas (2015) entende que Totvs Protheus, é uma linha de software integrados (ERP/CRM/HCM/SCM) da Totvs. O sistema abrange todos os principais processos da empresa por meio de módulos, onde cada um deles corresponde a uma área específica de gestão. Possibilitando um gerenciamento das informações em todas os setores.
O departamento de vendas tem um sistema de automação para os vendedores e consultores de vendas, facilitando a entrada de pedidos na empresa, baixando os custos, por exemplo: não se usa mais o antigo bloco de formulário para tirar pedidos manualmente, o processo atual é todo on-line.

      Fatores crítico do sucesso da Piraquê. De acordo com Piloto (2012), um ponto forte da Piraquê é a qualidade de seus produtos, a matéria prima utilizada para produção é sempre a melhor. Uma pesquisa da Proteste, a maior associação de consumidores da América Latina, no controle de qualidade entre 15 marcas de biscoitos maizena alisados, o biscoito maizena foi destaque, com 78%, foi considerado o melhor, o mais gostoso na análise sensorial. Outro exemplo é o gergelim utilizado na produção do biscoito Água gergelim, é importado da Espanha. O Roladinho de Goiaba um dos produtos mais vendidos da marca, o recheio é goiabada, e não polpa, como outros produtos similares.
Segundo do Prado Filho  (2010) a trilogia de qualidade de Joseph Juran segue alguns conceitos listados abaixo:

 2.1.2. Trilogia de qualidade de Joseph Juran


       Melhoria da qualidade:
      a)      Reconheça as necessidades de melhoria.
      b)     Transforme as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores.
   c)  Crie um conselho de qualidade, selecione projetos de melhoria e as equipes de projeto e de facilitadores.
      d)     Promova a formação em qualidade.
      e)      Avalie a progressão dos projetos.
      f)      Premie as equipes vencedoras.
      g)     Faça a publicidade dos resultados.
      h)     Reveja os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias.
      i)       Inclua os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.


             Planejamento da qualidade:
      j)       Identifique os consumidores.
       k)     Determine as suas necessidades.
      l)       Crie características de produto que satisfaçam essas necessidades.
      m)   Crie os processos capazes de satisfazer essas características.
      n)     Transfira a liderança desses processos para o nível operacional.
      
      Controle da qualidade:
      o)     Avalie o nível de desempenho atual.
      p)     Compare-o com os objetivos fixados.
      q)     Tome medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.


Figura 1 - Trilogia da qualidade de Joseph Juran


      Outro fator é a questão que a empresa mantem a mesma gramatura nos pacotes, ao contrário da concorrência que vem diminuindo as embalagens com porções cada vez menores.
Costa (2011), compreende que o outro sucesso da empresa, é a gestão e custos administrativos menores, diferentemente das grandes corporações multinacionais que têm uma administração bastante complexa com sedes em diferentes países. O planejamento estratégico de marketing de desenvolvimento de novos produtos, preços e distribuição, são ajustados para chegar a seus objetivos. O mix de produtos se destina a um público com poder aquisitivo variado. A empresa tem mais de 60 000 clientes no Rio de Janeiro, a maioria deles pequeno varejo. Segundo Datamark (2013) o preço chega a ser 20% mais caro que os da concorrência, porém, o diferencial é alta qualidade dos produtos reconhecidamente pelo consumido que é fiel a marcar.
      Para oferecer preços mais competitivos, a Piraquê tenta manter uma estrutura de custos enxuta e vem cada vez mais está investindo em tecnologia de ponta, e também está investindo na modernização da linha produção de produtos e na capacitação dos funcionários, a produção era estimada em 9 mil toneladas mês, segundo Portal Brasil (2015) com a chegada da nova fábrica, esse número tem capacidade de aumentar para mais 3 mil toneladas mês. De acordo com Piraquê (2017) em 2006, a empresa foi contemplada com o prêmio de Qualidade e Excelência Empresarial FGV pela 5ª vez.
       Segundo o site de notícias Valor (2017), o BNDES aprovou um financiamento de R$ 70 milhões, o investimento foi para construção da nova fábrica, e do CD centro de distribuição, na cidade de Queimados na Baixada Fluminense. O objetivo da Piraquê é aperfeiçoar seus processos de produção, operação, comercialização e logística, com a lupa volta para outras regiões, além do mercado do Sudeste. Valor (2017) informa que a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, que o mercado nacional com 1,33 milhão de toneladas vendidas é o quarto maior do mundo.

      Descrição dos Produtos. Segundo Piraquê (2017), os principais produtos São a linha dos biscoitos crakers; biscoitos doces (Maizenas, amanteigados, recheados, wafers, cookies); salgados, massas Ovos e Sêmola. O carro-chefe da linha doce é o Roladinho de goiaba (goiabinha), e da linha salgado é o Água e Sal e o Presuntinho, conforme figuras abaixo:

Foto 1- Roladinho de goiaba (Goiabinha)
Fonte: Piraquê


Foto 2 - Água e Sal
Fonte: Piraquê



Foto 3 - Aperitivo Presuntinho
Fonte: Piraquê


      Principal Marca que simboliza a organização. “O Mundo do Pira” atualmente é o símbolo principal da marca, segue abaixo: Extraído do site da Piraquê.

Foto 4 - O Mundo do Pira – Pira = menino e Capi = capivara
Fonte: Piraquê




      Principais Características. Produtos, peso e matéria prima usada na composição dos biscoitos, massas e refrescos, segue tabela abaixo: (PIRAQUÊ, 2017).

Quadro 1 - Características dos produtos
         Fonte: Elaborado pelo autor -  Roladinho de goiaba está em destaque nesta tabela devido a ser um dos mais importantes carros-chefes da Piraquê. 


      Benefícios e facilidades oferecidas aos clientes. A Piraquê é uma empresa que trata seus clientes como parceiros, tem vários tipos de prazos para pagamento duplicata, entrega rápida (na cede da empresa no Rio, o cliente faz o pedido e, no máximo em 24h o produto chega ao destino, nas sedes das filiais em 48h), em caso de avaria o cliente ressarcido cem por cento sem delongas, tem o SAC 0800 025 61 61, disponibilizado para qualquer reclamação ou dúvidas. A empresa constantemente faz promoções que beneficia não só o cliente e, que  por tabela atinge o consumidor final, faz ações de degustação diretamente na loja do cliente por profissionais capacitados, tem também os promotores de vendas que estão abastecendo os produtos nas gôndolas, possibilitando faturamento mais rápido ao cliente e, com isso não falta produto ao consumidor final, a força de vendas faz visitas semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o perfil de compra do cliente, por vendedores e consultores de vendas capacitados.

      Fornecedores. Logísticas: Brasil Max, MPP Log, Apoio, Piraquê VT, Logo Master e Smart Log, Dematic Latin America.

      Os principais clientes. Organizações (autosserviço: hipermercados e atacados), mercado varejista (supermercados, mercadinhos, restaurantes), cozinhas indústrias.

      Diferencial competitivo. A qualidade dos produtos da Piraquê é sem dúvida é o diferencial em relação aos concorrentes, o sabor de alguns biscoitos tem uma receita escondida a sete-chaves. Apesar ser em média 20% mais caro que a concorrência a linha dos biscoitos é líder de mercado no Rio de Janeiro, mesmo com toda crise que o país vem atravessando, o consumidor carioca é fiel a marca.

       Ferramentas para garantir a qualidade dos produtos. Segundo Piraquê (2017), na fábrica de massas e biscoitos, tem milhares de sensores espalhados por todas as etapas de fabricação, controla desde da quantidade de ingredientes até o ponto certo da massa no forno. Tem também laboratórios de controle de qualidade equipados para testar a matéria prima e o produto final, todo processo de produção é automatizado, não há contato humano diretamente no manuseio dos ingredientes.

      Melhora contínua Ciclo PDCA. Segundo Periard (2011) o Ciclo PDCA tem como objetivo central tornar os processos da gestão organizacional mais eficientes, precisos e objetivos. É uma ferramenta que pode ser implementada em várias modalidades de empresas como forma de alcançar um nível de gestão de melhora continua. O Ciclo PDCA tem como etapa inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, propiciando a partir daí a necessidade de checagem incessante das dinâmicas implementadas. Com base em estudo detalhado e, feito um confronto das ações com o que foi planejado, a gestão da empresa deverá   implantar deliberações para corrigir erros e discrepâncias que surgiram nos procedimentos ou produtos.


Figura 2 - Melhora contínua Ciclo PDCA

                                                    Fonte: Sobre administração




2.2.  Análise SWOT                                                                                                                                    

      Forças. O ambiente interno pode ser controlado pelos gestores, já que é o resultado do planejamento que foi definido por eles. Um ponto forte da Piraquê é a qualidade dos produtos, é prioridade da empresa produzir os com os produtos sempre com a melhor matéria prima. Foi inaugurada em 2016 a nova fábrica em Queimados na baixada fluminense, tem capacidade para triplicar a produção e conta com tecnologia de ponta, na área de logística tem várias empresas que dão suporte integral nas entregas das mercadorias aos clientes. O departamento de vendas conta com profissionais capacitados e focados nos objetivos (gerentes, supervisores, consultores de vendas, vendedores, promotores de vendas, demonstradoras outros). A empresa já está presente com 5 filiais nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas gerais, Bahia e Paraná, tem projeto de expansão para outras regiões e também visando o mercado internacional.

      Fraquezas. A pouca divulgação da marca, neste quesito, precisa melhorar, por ser uma empresa que tem 80% do seu faturamento no estado do Rio de Janeiro, ainda tem grande dificuldade em penetrar outros nos mercados de outros estados principalmente fora da região Sudeste, o Nordeste a marca tem pouca força.  O objetivo é expandir a empresa para todo país, porém, terá que fazer um planejamento estratégico de marketing mais direcionado a essas regiões.

      Oportunidades. O projeto de expansão da empresa estar em plena execução, além do Sudeste onde a marca principalmente no Rio de Janeiro já está consolidada, a filial na Bahia que também abrange o estado de Sergipe, de setembro de 2016 a setembro 2017 dobrou suas vendas, hoje a Piraquê cobre quase todo território da Bahia, isso também é resultado de um trabalho de merchandising que está sendo incrementado em diversos clientes com potencial de alto retorno. O planejamento é distribuir a marca em todo país, já que o Brasil é considerado   o terceiro maior consumidor mundial de biscoitos.  Além das exportações que já estão acontecendo na Europa, África, Japão e estados Unidos.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o Brasil é o terceiro maior vendedor mundial de biscoitos. Segundo estimativas, o produto está presente em 99% dos lares brasileiros e o consumo per capta está em torno de 6kg/ano. No ano passado, foram produzidas 1,2 milhão de toneladas de biscoitos no País, 2% a mais que o ano anterior. (PORTAL BRASIL, 2015).

      Ameaças. No Nordeste a Piraquê ainda é pouca conhecida, principalmente pelo consumidor final que normalmente dar preferência as marcas mais conhecidas como Nestlé, Bauducco, Marilan, as marcas da M dias Branco Fortaleza-Richester. A linha de biscoitos em relação aos concorrentes é bem mais cara, nas classes C, D e E, a participação da marca é fraca, os concorrentes são bastante agressivos em relação a preços, merchandising, promoções diversas, negociações de preços condicionados a volumes, a líder de mercado a M Dias Branco está praticamente presente em todos os pontos de vendas. O planejamento de marketing da Piraquê terá um desafio, é conquistar o consumidor final de renda mais baixa.

Figura 3 - Análise SWOT processo de mapeação do ambiente

                                       Fonte: Elaborado pelo autor


O termo SWOT provém da conjunção das siglas das palavras em inglês strenghts, weakness, opportunities e theats. Poderia ser denominada FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Quase sempre a análise SWOT é feita periodicamente pelas empresas para mapear sua situação diante do ambiente geral e ambiente de tarefa, particularmente em relação aos concorrentes e mudanças que surgem a cada momento. (CHIAVENATO, 2010, p. 156).

3.  Política socioambiental da organização


Quadro 2 - Resíduos produzidos pela organização

      Fonte: Elaborado pelo autor




      A empresa tem brigada de incêndio permanente e também tem departamento médico disponível para todos os funcionários e plano de saúde.

      Segundo Machado (2015) a Piraquê tem uma ação na área de Logística Reversa desde 2014. Existe uma tendência no mercado mundial para a obtenção de produtos sustentáveis, oriundos de processos produtivos voltados para a redução de desperdícios e a não geração de resíduos poluentes. A Logística Reversa possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem ou empresas de reciclagem que reutilizam para outros fins, evitando dessa forma que possam poluir ou contaminar o meio ambiente, possibilita também economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, reduzindo os custos com matérias-primas.

Um projeto piloto (de abril de 2014 a março de 2015) foi conduzido com duas empresas líderes de bens de consumo no Brasil: O Grupo Boticário e Biscoitos Piraquê. Ao longo de um ano, Créditos de Logística Reversa foram vendidos a essas empresas através da plataforma de negociação, para “neutralizar” o impacto dos resíduos sólidos gerados por seus produtos, predominantemente tipos diferentes de plásticos e vidros. (COSTA, 2017).

      Segundo Ferrazoli  (2014) a Piraquê está contribuindo com a melhora da qualidade da água captada. DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio, quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.
      As figuras 2 e 3 demonstram essa situação (as barras acima da linha “zero” mostram que as empresas lançam água de pior qualidade do que captam, as barras abaixo desta linha mostram a situação inversa: empresas que estão lançando água de melhor qualidade – em termos do parâmetro em questão – do que a captada). Ver figuras abaixo.

Figura 4 - Empresas que estão lançando água de melhor qualidade do que a captada

      Fonte: Funbio

      Sindicato (CIPA). Na empresa tem os funcionários representante da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

3.1.  P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)


      Foi realizado uma pesquisa (P&D) de mercado sobre alguns biscoitos da marca Piraquê, pela empresa Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Tipo de Pesquisa. A agência optou pelo Projeto de Pesquisa Qualitativa. A metodologia para a realização da pesquisa Qualitativa é a Focus Group. A pesquisa serviu como apoio para validar algumas informações do Briefing e constatar outras. Propósito da Pesquisa. A agência pretende identificar os hábitos de consumo de biscoitos e aperitivos, que atributos são valorizados pelos entrevistados e qual a opinião sobre os produtos degustados. (RIBEIRO SANTOS, 2010).

3.2.  Ações na área social


      Jovem aprendiz. O Programa jovem aprendiz da Piraquê tem ajuda milhares jovens, dando oportunidade de colocação no mercado trabalho (programa de inclusão social o primeiro emprego), e também proporciona cursos de capitação profissional. O Jovem é registro em carteira com todos os direitos estabelecido na CLT- Consolidação das Leis do Trabalho.  A empresa também oferece boas oportunidades de crescimento ao aprendiz.
A Lei do Aprendiz, baseada na lei de número 8.069/90 Art. 62 e também na CLT. Art. 428.

      Por meio do Move Rio, a Piraquê tornou-se o mais novo parceiro do Instituto Vida Real. O apoio consiste em prover, mensalmente, alimentos como biscoitos, massas e sucos. (MOVE RIO, 2014).
Gov. do RJ (2015), Crianças de Manguinhos ganham festa em salão patrocinado pela Piraquê. A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da Piraquê, que leva entidades parceiras para usufruir do espaço. Segue 2 fotos abaixo:

Foto 5 - Visita à Piraquê


                                       Fonte: UPP – RJ 


Foto 6 - Visita à Piraquê UPP


                                       Fonte: UPP – RJ 



Foto 7 - Natal com a Piraquê – Creche comunitária Anjinho Feliz

                                Fonte: Creche comunitária Anjinho Feliz


Foto 8 - Natal com a Piraquê

                                 Fonte: Creche comunitária Anjinho Feliz

Foto 9 - Abertura da corrida dia das crianças Parque Madureira

                                 Fonte: Luiz Ackermann / Agência O Dia


Foto 10 - Abertura da corrida dia das crianças Parque Madureira

                                 Fonte: Luiz Ackermann / Agência O Dia


4.      Propostas de melhorias


4.1.   Captação de água de chuva e reuso da água


      Barbi  (2014 ) compreende que em tempos de seca a captação de água de chuva, pode ser uma boa alternativa, o reaproveitamento é um tema bastante atual. A captação da água da chuva possui um funcionamento bem simples: as águas pluviais são captadas por meio de calhas, passam por um filtro que separa as impurezas da água da chuva e seguem para a cisterna ou para o reservatório subterrâneo, depois, são bombeadas para uma caixa d’ água independente e descem por gravidade para utilização.
      Segundo Wagner (2015) o reuso da água como forma de desenvolvimento sustentável é uma boa solução para o problema da água. Essa prática, já é utilizada em alguns países, como Alemanha, Japão, Israel, Cingapura outros.
O consumo de água pela indústria é em média três vezes maior que o utilizado pelo consumo das residências, portanto, a redução e a boa utilização dos recursos hídricos pela industrial é imprescindível para a diminuição dos efeitos negativos gerados meio ambiente.

Foto 11 - Reuso da água é aposta das indústrias

                                      Fonte: Revista Regional

Foto 12 - Sistema Captação de água de chuva e reuso da água

                                Fonte: Ecovila Clareando




5.      CONSIDERAÇÕES FINAIS


      Este trabalho procurou demonstrar em toda sua amplitude a empresa em diversos setores, quanto a administração tradicional (centralizada), que vem evoluindo aos poucos para o conceito mais atual (descentralização), quanto aos novos objetivos de crescimento que é conquistar novos mercados, a meta é cobrir todo território nacional no futuro próximo, com a implantação da nova fábrica que tem potencial de produção satisfatório para suprir as demandas. Um ponto forte da empresa é sua infraestrutura e instalações que foi em toda sua extensão modernizada com tecnologia de ponta, reconhecida por técnicos do setor industrial.
       A tecnologia de gestão abrange todos departamentos, utiliza softwares integrados que dão agilidade e fluidez a todos os processos por meios de módulos onde cada um deles corresponde a uma área específica de gestão da empresa. A qualidade dos produtos da Piraquê é o grande diferencial, mesmo  o preço sendo mais elevado que a concorrência, o consumidor final é fiel à marca, basta ver os números no mercado do Rio de janeiro, ali a empresa lidera com aproximadamente 60% de participação nos biscoitos.
      A nível nacional a realidade é muito diferente do Rio, a marca é pouco conhecida fora da região Sudeste, apesar de estar com filiais nos mercados do Paraná e Bahia. De set/2016 a set/2017, a empresa dobrou suas vendas na Bahia, um fato a ser comemorado, ou seja, o planejamento estratégico de marketing tem sido eficiente, demonstra que está no caminho certo. Na pesquisa também ficou constado que a empresa tem projetos em relação à área de sustentabilidade social.
      Oportunidades para Piraquê não falta, tem muito a crescer nos estados do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, até mesmo no Sudeste ainda tem espaço para aumentar sua participação nesses mercados, o país está dando sinal que a economia está voltando a crescer, e também ainda tem as exportações que já é uma realidade. Segundo Merhi (2016, p. 17) é muito importante para qualquer organização que seja estabelecida um indicador para avaliar os avanços e objetivos do que está dando certo, estabelecer metas de melhorias nos setores com baixo desempenho e também quais ações terão prioridade para evitar possíveis ameaças. Uma ameaça nem sempre é negativa, ela pode provocar o surgimento de um ponto forte na empresa e novas oportunidades. Uma pesquisa dificilmente consegue dar todas as respostas, portanto, este trabalho fica em aberto para futuras análises. 

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