UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO
COMERCIAL
PAULO BRANDÃO
RA XXXXXXXX
Tutora EAD: Gisele Moura Castro
PROINTER II – RELATÓRIO FINAL
O MUNDO DO PIRA
FEIRA DE SANTANA, BA
RA XXXXXXXX
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO
COMERCIAL
Tutora EAD: Gisele Moura Castro
PROINTER II – RELATÓRIO FINAL
O MUNDO DO PIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão
Comercial do Centro de Educação a Distância - CEAD da
Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito final para obtenção de nota na
disciplina Prointer II– Projeto Interdisciplinar.
FEIRA DE SANTANA, BA
NOVEMBRO/2017
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver de
forma clara, e com riqueza de detalhes, a recente trajetória da Piraquê, uma
das maiores indústrias de alimentos no ramo de biscoitos e massas do Brasil,
particularmente no mercado do Rio de Janeiro ela é a líder de mercado no
segmento de biscoitos. A importância deste trabalho é mostrar como uma empresa que
tem uma administração tradicional centralizada, vem nos últimos 2 anos passando
por uma inovação radical em todos os setores. A Piraquê está investindo pesado
em tecnologia de ponta e, com a construção da nova fábrica, a empresa tem hoje capacidade
para triplicar a sua produção, a empresa também está investindo fortemente na
área de marketing, merchandising, vendas e logística, com a contração de vários
profissionais, com objetivo de expandir a marca por todo o país. No Sudeste a
empresa tem filias em São Paulo, Minas Gerais e espírito Santo, na região Sul
no Paraná e no Nordeste a Bahia. Esta pesquisa foi realiza utilizando diversas
ferramentas: consultas a autores de livros e artigos, internet, entrevistas e
também visita a uma filial.
Palavras-Chave: Rio de Janeiro. Piraquê. Biscoitos.
Massas.
ABSTRACT
The present work
aims to develop in a clear and rich detail the recent trajectory of Piraquê,
one of the largest food industries in the biscuit and pasta industry in Brazil,
particularly in the Rio de Janeiro market. market in the biscuit segment. The
importance of this work is to show how a company that has a traditional
centralized administration, has been in the last 2 years undergoing a radical
innovation in all sectors. Piraquê is investing heavily in state-of-the-art
technology and, with the construction of the new factory, the company is now
able to triple its production, the company is also investing heavily in
marketing, merchandising, sales and logistics, with the contraction of several
professionals, aiming to expand the brand across the country. In the Southeast
the company has subsidiaries in São Paulo, Minas Gerais and Espírito Santo, in
the South region of Paraná and in the Northeast of Bahia. This research was
carried out using several tools: consultation of authors of books and articles,
internet, interviews and also visit to a branch.
Keywords: River of January.
Piraquê. Cookies.
Macaroni.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em realizar um estudo sobre uma das
maiores indústrias alimentícias do país, a empresa Piraquê. O objetivo deste
trabalho é demonstra que mesmo o país vivendo umas das maiores crises políticas
da história, que por tabela também afeta a economia, a empresa de alimentos
Piraquê está investindo pesado no seu projeto de expansão em outros mercados,
fora do estado do Rio de Janeiro, onde é líder de mercado no segmento de
biscoitos, e também vem aumentando sua participação nos estados onde ela está
presente na Bahia, Espírito Santo, Minas
Gerais, Paraná e São Paulo, em 1 ano a empresa já dobrou suas vendas na Bahia e
São Paulo. Também faz parte do Planejamento Estratégico que 10% de sua produção
venha ser exportada para Europa, Estados Unidos, Japão entre outros.
A um ano a empresa inaugurou sua nova fábrica em Queimados
na baixada fluminense, com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, o
objetivo é que tenha produção para suprir as filiais e os novos mercados que
serão conquistados.
A empresa também está aplicando recursos em várias tecnologias
de ponta, que abrange todos setores da empresa, desde do administrativo,
produção, marketing, vendas, logística, e também está fazendo investimento em
lançamentos de novos produtos: biscoitos cookies, recheados de 100g, rosquinhas
de 100g.
Não falta oportunidades de crescimento para
Piraquê, regiões como Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, que carecem de um
produto diferenciado como Piraquê, além da exportação que já é uma realidade. Porém,
a empresa terá que fazer alto investimento em marketing, merchandising, a marca é desconhecida a nível nacional. Segundo
Ribeiro do Val (2017) ao compreender a
dinâmica territorial do mercado, você obtém um bom parâmetro para o crescimento
da empresa, avaliar o novo mercado ajuda a evitar erros de cobertura ao abrir
novos centros de distribuição, especialmente quando se trata de um país com a
diversidade de culturas e com as dimensões do Brasil. Para manter o bom
andamento dos negócios e evitar eventos negativos, é importante está sempre
avaliando o mercado e as tendências. A Piraquê também está inserida na nova
ordem mundial, vem também realizando investimentos em sustentabilidade e em
ações sócias (responsabilidade empresarial).
2.
DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)
2.1. Levantamento de Campo
Essa empresa foi escolhida para o desenvolvimento deste trabalho devido a este autor ser funcionário da mesma a 14 anos, na função de consultor de vendas, com isso facilitando o acesso e captação de informações, além da Piraquê ser uma das maiores indústrias de alimentos do país, outro motivo é que nos últimos 2 anos a empresa vem passando por uma reformulação na sua estratégia e política administrativas, com incremento de várias inovações tecnológicas que abrange todos os departamentos da empresa, além de ter inaugurado a pouco mais de um ano, a nova fábrica em Queimados na baixada fluminense, com tecnologia de ponta, a unidade está sendo considerada umas das mais modernas do mundo.
2.1.1. Descrição da organização
Essa empresa foi escolhida para o desenvolvimento deste trabalho devido a este autor ser funcionário da mesma a 14 anos, na função de consultor de vendas, com isso facilitando o acesso e captação de informações, além da Piraquê ser uma das maiores indústrias de alimentos do país, outro motivo é que nos últimos 2 anos a empresa vem passando por uma reformulação na sua estratégia e política administrativas, com incremento de várias inovações tecnológicas que abrange todos os departamentos da empresa, além de ter inaugurado a pouco mais de um ano, a nova fábrica em Queimados na baixada fluminense, com tecnologia de ponta, a unidade está sendo considerada umas das mais modernas do mundo.
2.1.1. Descrição da organização
Tipo
societário: Sociedade Anônima
Razão
social: Indústria de produtos alimentícios Piraquê SA
Fantasia: Piraquê
Origem
do nome Piraquê:
Indeterminado, os donos não falam sobre o assunto. Porém, segundo comentam boca a boca, Celso Colombo pai,
estudou Agronomia na cidade de Piracicaba/SP, lá, ele conheceu a mulher que
veria a ser sua esposa e, teve a ideia de colocar as 4 primeiras letras da
cidade “Pira” (PIRAcicaba) e, em agradecimento a cidade e a muitos
amigos que ele tem lá, colocou o “que” (QUErida) - ou seja, Piracicaba
querida, que ficou Pira + que = Piraquê.
Nome do
proprietário: Alexandre Colombo (Diretor de Marketing), graduado em
Marketing.
Localização: Matriz: Rua Leopoldino de Oliveira, 335 –
Turiaçu – Rio de janeiro – RJ – CEP 21360-060. Fábrica Queimados - Rua Minas Gerais, 1055 – Distrito Industrial
– Queimados – RJ – CEP 26737-280.
Segmento.
Alimentos (biscoitos, massas, salgadinhos e refrescos).
Campo de atuação. Mercado nacional e atualmente também exporta para
alguns países da Europa, África, USA e Japão.
Público-alvo. Consumidores de biscoitos e massas de todas as
faixas etárias e poder aquisitivo.
Histórico. Segundo
Piraquê (2017) em 1950 começa a construção da fábrica, o parque fabril só foi inaugurado
em 1953. A
Piraquê completou 67 anos em setembro de 2017. Toda sua produção de biscoitos,
massas e margarinas é controlada por computadores. Alta tecnologia também no
laboratório de controle de qualidade, desde a matéria prima até o produto
final. A empresa comercializa
sua linha de produtos com um portfólio com 150 itens, entre biscoitos, massas,
salgadinhos e refrescos.
No
Brasil a empresa tem 5 filiais (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e
São Paulo). Segundo Mundo das Marcas (2016) a empresa exporta para alguns países da Europa, África, Japão e Estados
Unidos.
Hoje, a
Piraquê é líder de mercado no Rio de Janeiro com uma fatia de aproximadamente
de 60% em biscoitos, e 35% no segmento das massas. A Piraquê inaugurou sua
nova fábrica em Queimados/RJ, atualmente umas das fábricas mais modernas nesse
ramo.
Missão. Disponibilizar a sociedade brasileira
produtos de alta qualidade, saudáveis e gostosos, em que todos ganham, a
Piraquê, os clientes e os consumidores. “ Dar vida à criança que existe em
todos nós. ” (PIRAQUÊ, 2017) .
Visão. Estabelecer uma relação de parceria com o
consumidor, na qual seja possível oferecer alimentos que permitam inovar a
produção por meio de fórmulas criativas e saborosas, primando pela qualidade
para gerar confiabilidade e satisfação dos clientes. Valores. Respeito ao consumidor;
comprometimento; respeito ao meio ambiente; credibilidade. (CARDOSO, 2013) .
Objetivos. O maior desafio da Piraquê para os próximos anos é conquistar novos
mercados e competir de igual para igual com os maiores concorrentes do mercado nacional.
Em 2003, a empresa começou a atuar no Nordeste. O mercado paulista, o maior e mais
concorrido do país está recebendo forte investimento na área de vendas, em 1
ano dobrou o faturamento. Segundo Costa (2011) o objetivo que no
futuro próximo, é que 10% da produção seja exportada.
Piraquê aumenta sua participação na Bahia.
A carioca Piraquê – uma das mais conhecidas fabricantes de biscoitos, massas e
refrescos do país – elegeu a Bahia como um dos principais focos de expansão da
marca para este ano. A empresa reforçou a equipe de vendas local (hoje são mais
de 60 funcionários próprios) e contratou o operador logístico Austral para
cuidar da armazenagem e distribuição dos produtos em praticamente todas as
regiões – a única exceção é o oeste, que conta com um outro distribuidor.
Resultado: de janeiro para cá, a Piraquê conquistou 1.500 novos clientes em
todo o estado. E mais: a previsão é que a filial baiana encerre o ano com um
faturamento da ordem de R$ 20 milhões, o dobro em relação ao ano passado. (BASTOS, 2017) .
Infraestrutura
e Instalações. Conforme (ENGENHARIA, CONCREMAT,
2016) ,
a nova fábrica da Piraquê, tem 39.675,59 m2 de área construída,
dividida em 12 blocos, e abriga três linhas de fornos, com espaço para expansão
para mais seis fornos.
De acordo
com o gerente da Piraquê, Rodolfo Silva, os biscoitos produzidos em Queimados
serão encaminhados para o centro de distribuição (CD) da empresa instalado em
Madureira, na Zona Norte do Rio. Segundo ele, a fábrica da Baixada conta com 37
mil metros quadrados de área construída e foram investidos cerca de R$ 500
milhões. “Estabelecemos nossas operações numa região estratégica, às margens da
Rodovia Presidente Dutra e com uma infraestrutura adequada com fibra óptica e
gás natural. A ideia é expandir nossos produtos para o mercado internacional a
começar pela América do Sul”, destacou. (CARVALHO, 2017) .
Segundo Piraquê (2017) , toda a produção de massas, biscoitos e margarinas
é controlada por computadores, desde o recebimento da matéria-prima até o
produto embalado. Não existe manuseio humano na produção, o que garante um alto nível de
higiene em todo cadeia. Na fábrica de massas e biscoitos, tem milhares de sensores espalhados por todas as etapas de fabricação, controla a quantidade de ingredientes até o
ponto certo da massa no forno. A fábrica
conta com um parque gráfico próprio, responsável por todas as embalagens, e laboratórios de controle de qualidade equipados para testar a
matéria prima e o produto final.
Conforme Dematic (2016) , a fábrica tem
também uma empresa especializada que dar suporte ao CD Centro de distribuição,
centralização da paletização para a linha de
produção de biscoitos e para a linha de massas. Automação por robôs das linhas
de massas em fardos e caixas e também robôs para paletização com aplicação de filme
para embalar as mercadorias nos paletes. Para
transportar caixas e fardos de produtos foram utilizadas diferentes
tecnologias, desde transportadores modulares, portal de leitura por câmeras,
armazém automático com transelevadores de 150x20m, com aproximadamente 15.000
posições paletes.
Números de funcionários. Segundo
Piraquê (2017) a empresa conta com
aproximadamente com 3.500 funcionários.
Tecnologia de Gestão. Dantas (2015) entende
que Totvs Protheus, é uma linha de software integrados (ERP/CRM/HCM/SCM) da
Totvs. O sistema abrange todos os
principais processos da empresa por meio de módulos, onde cada um deles corresponde a uma área específica de gestão.
Possibilitando um gerenciamento das informações em todas os setores.
O departamento de vendas tem um sistema de automação
para os vendedores e consultores de vendas, facilitando a entrada de pedidos na empresa, baixando os custos, por exemplo: não se
usa mais o antigo bloco de formulário para tirar pedidos manualmente, o
processo atual é todo on-line.
Fatores crítico do sucesso da
Piraquê. De acordo com
Piloto (2012) , um ponto forte da
Piraquê é a qualidade de seus produtos, a matéria prima utilizada para produção
é sempre a melhor. Uma pesquisa da Proteste, a maior associação de
consumidores da América Latina, no controle de qualidade entre 15 marcas de
biscoitos maizena alisados, o biscoito maizena foi destaque, com 78%, foi
considerado o melhor, o mais gostoso na análise sensorial. Outro exemplo é o
gergelim utilizado na produção do biscoito Água gergelim, é importado da
Espanha. O Roladinho de Goiaba um dos produtos mais vendidos da marca, o
recheio é goiabada, e não polpa, como outros produtos similares.
Segundo do Prado Filho (2010) a trilogia de qualidade
de Joseph Juran segue alguns conceitos listados abaixo:
2.1.2.
Trilogia de qualidade de Joseph Juran
Melhoria da qualidade:
a)
Reconheça as
necessidades de melhoria.
b)
Transforme as
oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores.
c) Crie um conselho de
qualidade, selecione projetos de melhoria e as equipes de projeto e de
facilitadores.
e)
Avalie a progressão
dos projetos.
f)
Premie as equipes
vencedoras.
g)
Faça a publicidade
dos resultados.
h)
Reveja os sistemas
de recompensa para aumentar o nível de melhorias.
i)
Inclua os objetivos
de melhoria nos planos de negócio da empresa.
Planejamento da qualidade:
j)
Identifique os
consumidores.
l)
Crie
características de produto que satisfaçam essas necessidades.
m)
Crie os processos
capazes de satisfazer essas características.
o)
Avalie o nível de
desempenho atual.
p)
Compare-o com os
objetivos fixados.
q)
Tome medidas para
reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.
Figura 1 - Trilogia da qualidade de
Joseph Juran
Outro fator é a questão que a empresa mantem a mesma gramatura nos
pacotes, ao contrário da concorrência que vem diminuindo as embalagens com
porções cada vez menores.
Costa (2011) , compreende que o outro
sucesso da empresa, é a gestão e custos
administrativos menores, diferentemente das grandes corporações multinacionais
que têm uma administração bastante complexa com sedes em diferentes países. O
planejamento estratégico de marketing de desenvolvimento de novos produtos,
preços e distribuição, são ajustados para chegar a seus objetivos. O mix de produtos se destina a um público
com poder aquisitivo variado. A empresa tem mais de 60 000 clientes no Rio de
Janeiro, a maioria deles pequeno varejo. Segundo Datamark (2013) o preço chega a
ser 20% mais caro que os da concorrência, porém, o diferencial é alta qualidade
dos produtos reconhecidamente pelo consumido que é fiel a marcar.
Para
oferecer preços mais competitivos, a Piraquê tenta manter uma estrutura de
custos enxuta e vem cada vez mais está investindo em tecnologia de ponta, e
também está investindo na modernização da linha produção de produtos e na
capacitação dos funcionários, a produção era estimada em 9 mil toneladas mês,
segundo Portal Brasil (2015) com a chegada da
nova fábrica, esse número tem capacidade de aumentar para mais 3 mil toneladas
mês. De acordo com Piraquê (2017) em 2006, a empresa
foi contemplada com o prêmio de Qualidade e Excelência Empresarial FGV
pela 5ª vez.
Segundo
o site de notícias Valor (2017) , o BNDES aprovou um
financiamento de R$ 70 milhões, o investimento foi para construção da nova
fábrica, e do CD centro de distribuição, na cidade de Queimados na Baixada
Fluminense. O objetivo da Piraquê é aperfeiçoar seus processos de produção,
operação, comercialização e logística, com a lupa volta para outras regiões,
além do mercado do Sudeste. Valor (2017) informa que a Associação
Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados, que o mercado nacional com 1,33 milhão de toneladas vendidas
é o quarto maior do mundo.
Descrição dos Produtos. Segundo Piraquê (2017) , os principais produtos São a linha dos
biscoitos crakers; biscoitos doces (Maizenas, amanteigados, recheados,
wafers, cookies); salgados, massas Ovos e Sêmola. O carro-chefe da linha doce é o Roladinho de
goiaba (goiabinha), e da linha salgado é o Água e Sal e o Presuntinho, conforme
figuras abaixo:
Foto
1-
Roladinho de goiaba (Goiabinha)
Fonte: Piraquê
Foto 2 - Água e Sal
Fonte: Piraquê
Foto 3 - Aperitivo Presuntinho
Fonte: Piraquê
Principal Marca que simboliza a
organização. “O
Mundo do Pira” atualmente é o símbolo principal da marca, segue abaixo:
Extraído do site da Piraquê.
Foto 4 - O Mundo do Pira – Pira =
menino e Capi = capivara
Fonte: Piraquê
Principais Características. Produtos, peso e matéria prima usada na
composição dos biscoitos, massas e refrescos, segue tabela abaixo: (PIRAQUÊ, 2017) .
Quadro 1 - Características dos produtos
Fonte: Elaborado pelo autor - Roladinho de goiaba está em destaque nesta
tabela devido a ser um dos mais importantes carros-chefes da Piraquê.
Benefícios
e facilidades oferecidas aos clientes. A Piraquê é uma empresa que trata seus clientes
como parceiros, tem vários tipos de prazos para pagamento duplicata, entrega
rápida (na cede da empresa no Rio, o cliente faz o pedido e, no máximo em 24h o
produto chega ao destino, nas sedes das filiais em 48h), em caso de avaria o
cliente ressarcido cem por cento sem delongas, tem o SAC 0800 025 61 61, disponibilizado para qualquer reclamação ou
dúvidas. A empresa constantemente faz promoções que beneficia não só o cliente
e, que por tabela atinge o consumidor
final, faz ações de degustação diretamente na loja do cliente por profissionais
capacitados, tem também os promotores de vendas que estão abastecendo os
produtos nas gôndolas, possibilitando faturamento mais rápido ao cliente e, com
isso não falta produto ao consumidor final, a força de vendas faz visitas
semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o perfil de compra do cliente, por
vendedores e consultores de vendas capacitados.
Fornecedores.
Logísticas: Brasil Max, MPP
Log, Apoio, Piraquê VT, Logo Master e Smart Log, Dematic Latin America.
Os principais clientes. Organizações (autosserviço:
hipermercados e atacados), mercado varejista (supermercados, mercadinhos,
restaurantes), cozinhas indústrias.
Diferencial competitivo. A qualidade dos produtos da Piraquê é
sem dúvida é o diferencial em relação aos concorrentes, o sabor de alguns
biscoitos tem uma receita escondida a sete-chaves. Apesar ser em média 20% mais
caro que a concorrência a linha dos biscoitos é líder de mercado no Rio de
Janeiro, mesmo com toda crise que o país vem atravessando, o consumidor carioca
é fiel a marca.
Ferramentas para garantir a
qualidade dos produtos. Segundo
Piraquê (2017) , na fábrica de
massas e biscoitos, tem milhares de sensores espalhados por todas as etapas de
fabricação, controla desde da quantidade
de ingredientes até o ponto certo da massa no forno. Tem também laboratórios
de controle de qualidade equipados
para testar a matéria prima e o produto final, todo processo de
produção é automatizado, não há contato humano diretamente no manuseio dos
ingredientes.
Melhora
contínua Ciclo PDCA.
Segundo Periard (2011) o Ciclo PDCA tem
como objetivo central tornar os processos da gestão organizacional mais
eficientes, precisos e objetivos. É uma ferramenta que pode ser implementada em
várias modalidades de empresas como forma de alcançar um nível de gestão de
melhora continua. O Ciclo PDCA tem
como etapa inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado
é executado, propiciando a partir daí a necessidade de checagem incessante das
dinâmicas implementadas. Com base em estudo detalhado e, feito um confronto das
ações com o que foi planejado, a gestão da empresa deverá implantar deliberações para corrigir erros e
discrepâncias que surgiram nos procedimentos ou produtos.
Figura 2 - Melhora contínua Ciclo PDCA
Fonte: Sobre
administração
2.2. Análise SWOT
Forças. O ambiente interno pode ser controlado
pelos gestores, já que é o resultado do planejamento que foi definido por eles. Um ponto forte da Piraquê é a
qualidade dos produtos, é prioridade da empresa produzir os com os produtos
sempre com a melhor matéria prima. Foi inaugurada
em 2016 a nova fábrica em Queimados na baixada fluminense, tem capacidade para
triplicar a produção e conta com tecnologia de ponta, na área de logística tem
várias empresas que dão suporte integral nas entregas das mercadorias aos
clientes. O departamento de vendas conta com profissionais capacitados e
focados nos objetivos (gerentes, supervisores, consultores de vendas, vendedores,
promotores de vendas, demonstradoras outros). A empresa já está presente com 5
filiais nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas gerais, Bahia e Paraná,
tem projeto de expansão para outras regiões e também visando o mercado
internacional.
Fraquezas. A pouca divulgação da marca, neste
quesito, precisa melhorar, por ser uma empresa que tem 80% do seu faturamento
no estado do Rio de Janeiro, ainda tem grande dificuldade em penetrar outros nos
mercados de outros estados principalmente fora da região Sudeste, o Nordeste a
marca tem pouca força. O objetivo é expandir a empresa para todo país,
porém, terá que fazer um planejamento estratégico de marketing mais direcionado
a essas regiões.
Oportunidades. O projeto de expansão da empresa estar
em plena execução, além do Sudeste onde a marca principalmente no Rio de
Janeiro já está consolidada, a filial na Bahia que também abrange o estado de
Sergipe, de setembro de 2016 a setembro 2017 dobrou suas vendas, hoje a Piraquê
cobre quase todo território da Bahia, isso também é resultado de um trabalho de
merchandising que está sendo incrementado em diversos clientes com potencial de
alto retorno. O planejamento é distribuir a marca em todo país, já que o Brasil
é considerado o terceiro maior
consumidor mundial de biscoitos. Além
das exportações que já estão acontecendo na Europa, África, Japão e estados
Unidos.
De acordo com os dados da Associação
Brasileira de Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados (Abimapi), o Brasil é o terceiro maior vendedor mundial de
biscoitos. Segundo estimativas, o produto está presente em 99% dos lares
brasileiros e o consumo per capta está em torno de 6kg/ano. No ano passado,
foram produzidas 1,2 milhão de toneladas de biscoitos no País, 2% a mais que o
ano anterior. (PORTAL BRASIL, 2015) .
Ameaças. No Nordeste a Piraquê ainda é pouca
conhecida, principalmente pelo consumidor final que normalmente dar preferência
as marcas mais conhecidas como Nestlé, Bauducco, Marilan, as marcas da M dias
Branco Fortaleza-Richester. A linha de biscoitos em relação aos concorrentes é
bem mais cara, nas classes C, D e E, a participação da marca é fraca, os
concorrentes são bastante agressivos em relação a preços, merchandising,
promoções diversas, negociações de preços condicionados a volumes, a líder de
mercado a M Dias Branco está praticamente presente em todos os pontos de
vendas. O planejamento de marketing da Piraquê terá um desafio, é conquistar o
consumidor final de renda mais baixa.
Figura 3 - Análise SWOT processo de
mapeação do ambiente
Fonte: Elaborado pelo
autor
O termo SWOT provém da conjunção das siglas das palavras em
inglês strenghts, weakness, opportunities
e theats. Poderia ser denominada FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e
ameaças). Quase sempre a análise SWOT é feita periodicamente pelas empresas
para mapear sua situação diante do ambiente geral e ambiente de tarefa,
particularmente em relação aos concorrentes e mudanças que surgem a cada
momento. (CHIAVENATO, 2010, p. 156) .
3. Política socioambiental da organização
Quadro 2 - Resíduos produzidos pela
organização
Fonte: Elaborado pelo autor
A empresa tem brigada de incêndio permanente e também
tem departamento médico disponível
para todos os funcionários e plano de saúde.
Segundo Machado
(2015) a Piraquê tem uma
ação na área de Logística Reversa desde
2014. Existe uma tendência no mercado mundial para a obtenção de produtos sustentáveis,
oriundos de processos produtivos voltados para a redução de desperdícios e a
não geração de resíduos poluentes. A Logística Reversa possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de
origem ou empresas de reciclagem que reutilizam para outros fins, evitando
dessa forma que possam poluir ou contaminar o meio ambiente, possibilita também
economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos
entram novamente na cadeia produtiva, reduzindo os custos com matérias-primas.
Um
projeto piloto (de abril de 2014 a março de 2015) foi conduzido com duas
empresas líderes de bens de consumo no Brasil: O Grupo Boticário e Biscoitos
Piraquê. Ao longo de um ano, Créditos de Logística Reversa foram vendidos a
essas empresas através da plataforma de negociação, para “neutralizar” o
impacto dos resíduos sólidos gerados por seus produtos, predominantemente tipos
diferentes de plásticos e vidros. (COSTA, 2017) .
Segundo Ferrazoli (2014) a Piraquê está contribuindo com
a melhora da qualidade da água captada. DBO - Demanda
Bioquímica de Oxigênio,
quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.
As figuras 2 e
3 demonstram essa situação (as barras acima da linha “zero” mostram que as
empresas lançam água de pior qualidade do que captam, as barras abaixo desta
linha mostram a situação inversa: empresas que estão lançando água de melhor
qualidade – em termos do parâmetro em questão – do que a captada). Ver figuras abaixo.
Fonte: Funbio
Sindicato (CIPA). Na empresa tem
os funcionários representante da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de
Acidente, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes
do trabalho.
3.1. P&D
(Pesquisa e Desenvolvimento)
Foi
realizado uma pesquisa (P&D) de mercado sobre alguns biscoitos da marca
Piraquê, pela empresa Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares
da Comunicação.
Tipo de
Pesquisa. A agência optou pelo
Projeto de Pesquisa Qualitativa. A metodologia para a realização da pesquisa
Qualitativa é a Focus Group. A pesquisa serviu como apoio para validar algumas
informações do Briefing e constatar outras. Propósito da Pesquisa. A agência pretende identificar os hábitos de
consumo de biscoitos e aperitivos, que atributos são valorizados pelos
entrevistados e qual a opinião sobre os produtos degustados. (RIBEIRO
SANTOS, 2010) .
3.2. Ações
na área social
Jovem aprendiz. O Programa jovem aprendiz da
Piraquê tem ajuda milhares jovens, dando oportunidade de colocação no mercado
trabalho (programa de inclusão social o primeiro emprego), e também proporciona
cursos de capitação profissional. O Jovem é registro em carteira com todos os
direitos estabelecido na CLT- Consolidação das Leis do Trabalho. A empresa também oferece boas oportunidades
de crescimento ao aprendiz.
A
Lei do Aprendiz, baseada na lei de número 8.069/90 Art. 62 e também na CLT.
Art. 428.
Por meio do
Move Rio, a Piraquê tornou-se o mais novo parceiro do Instituto Vida Real. O
apoio consiste em prover, mensalmente, alimentos como biscoitos, massas e
sucos. (MOVE RIO, 2014) .
Gov. do RJ (2015) ,
Crianças de Manguinhos ganham festa em salão patrocinado pela Piraquê. A
iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da Piraquê, que leva
entidades parceiras para usufruir do espaço. Segue 2 fotos abaixo:
Foto 5 - Visita à Piraquê
Fonte: UPP – RJ
Foto 6 - Visita à Piraquê UPP
Fonte: UPP – RJ
Foto 7 - Natal com a Piraquê – Creche
comunitária Anjinho Feliz
Fonte:
Creche comunitária Anjinho Feliz
Foto 8 - Natal com a Piraquê
Fonte: Creche comunitária Anjinho Feliz
Foto 9 - Abertura da corrida dia das
crianças Parque Madureira
Fonte: Luiz Ackermann
/ Agência O Dia
Foto 10 - Abertura da corrida dia das crianças Parque Madureira
Fonte: Luiz Ackermann / Agência O Dia
4.
Propostas de melhorias
4.1. Captação de água de chuva e reuso da água
Barbi (2014 ) compreende que em
tempos de seca a captação de água de chuva, pode ser uma boa alternativa, o
reaproveitamento é um tema bastante atual. A captação da água da chuva possui
um funcionamento bem simples: as águas pluviais são captadas por meio de
calhas, passam por um filtro que separa as impurezas da água da chuva e seguem
para a cisterna ou para o reservatório subterrâneo, depois, são bombeadas para uma
caixa d’ água independente e descem por gravidade para utilização.
Segundo Wagner (2015) o reuso da água como
forma de desenvolvimento sustentável é uma boa solução para o problema da água.
Essa prática, já é utilizada em alguns países, como Alemanha, Japão, Israel,
Cingapura outros.
O consumo de água pela indústria é
em média três vezes maior que o utilizado pelo consumo das residências,
portanto, a redução e a boa utilização dos recursos hídricos pela industrial é
imprescindível para a diminuição dos efeitos negativos gerados meio ambiente.
Foto 11 - Reuso da água é aposta das
indústrias
Fonte: Revista Regional
Foto 12 - Sistema Captação de água de
chuva e reuso da água
Fonte:
Ecovila Clareando
5.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Este trabalho procurou demonstrar em toda sua amplitude a
empresa em diversos setores, quanto a administração tradicional (centralizada),
que vem evoluindo aos poucos para o conceito mais atual (descentralização),
quanto aos novos objetivos de crescimento que é conquistar novos mercados, a
meta é cobrir todo território nacional no futuro próximo, com a implantação da
nova fábrica que tem potencial de produção satisfatório para suprir as demandas.
Um ponto forte da empresa é sua infraestrutura e instalações que foi em toda
sua extensão modernizada com tecnologia de ponta, reconhecida por técnicos do
setor industrial.
A tecnologia de gestão abrange todos departamentos, utiliza
softwares integrados que dão agilidade e fluidez a todos os processos por meios
de módulos onde cada um deles corresponde a uma área específica de gestão da
empresa. A qualidade dos produtos da Piraquê é o grande diferencial, mesmo o preço sendo mais elevado que a concorrência, o consumidor final é fiel à marca, basta
ver os números no mercado do Rio de janeiro, ali a empresa lidera com
aproximadamente 60% de participação nos biscoitos.
A nível nacional a realidade é muito diferente do Rio, a
marca é pouco conhecida fora da região Sudeste, apesar de estar com filiais nos
mercados do Paraná e Bahia. De set/2016 a set/2017, a empresa dobrou suas
vendas na Bahia, um fato a ser comemorado, ou seja, o planejamento estratégico de marketing tem sido eficiente, demonstra
que está no caminho certo. Na pesquisa também ficou constado que a empresa tem
projetos em relação à área de sustentabilidade social.
Oportunidades para Piraquê não falta, tem muito a crescer
nos estados do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, até mesmo no Sudeste ainda
tem espaço para aumentar sua participação nesses mercados, o país está dando
sinal que a economia está voltando a crescer, e também ainda tem as exportações
que já é uma realidade. Segundo Merhi (2016, p. 17) é muito importante
para qualquer organização que seja estabelecida um indicador para avaliar os
avanços e objetivos do que está dando certo, estabelecer metas de melhorias nos
setores com baixo desempenho e também quais ações terão prioridade para evitar
possíveis ameaças. Uma ameaça nem sempre é negativa, ela pode provocar o
surgimento de um ponto forte na empresa e novas oportunidades. Uma pesquisa dificilmente
consegue dar todas as respostas, portanto, este trabalho fica em aberto para futuras
análises.
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