quinta-feira, 31 de outubro de 2019

IDH GLOBAL 2017




Referências

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1.
WIKIPÉDIA. Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano. Wikipédia, 24 Out 2019. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano>. Acesso em: 31 Out 2019.
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quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Gráfico de Comparação Mês a Mês - Excel Avançado



Link da Aula



Referências

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1.
ALVES, L. Gráfico de Comparação Mês-a-Mês | Part. Alessandro Trovato. YouTube BR, Abr 26 2015. Disponivel em: <https://youtu.be/46UH1b-41JA?list=PL6qGoGo_993-h9caRuT7qJnFbL_klzH1a>. Acesso em: 22 out. 2019.
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Gráfico Planejado X Realizado

Excel Avançado





Referências

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1.
ALVES, L. Gráfico Realizado x Planejado. YouTube BR, 10 Nov 2016. Disponivel em: <https://youtu.be/c9MI4oZTa2g?list=PL6qGoGo_993-h9caRuT7qJnFbL_klzH1a>. Acesso em: 23 out. 2019.
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domingo, 26 de agosto de 2018

PRINCÍPIOS DO LIBERALISMO


Diversos autores - Organizado por Paulo Brandão

                                                                   
Fonte: Conceito.de


Definição. O liberalismo defende os direitos do indivíduo, a liberdade, à sua vida, o direto a propriedade, a tolerância política-religiosa, a liberdade econômica, o Estado de Direito, a liberdade de expressão e, por um sistema político que não concentre toda hegemonia em um autocrata ou partido político.

Neste ensaio vamos destacar apenas o liberalismo clássico, que é a mola-mestra desse pensamento político-econômico. O Liberalismo clássico teve seu início com Thomas Hobbes, a Aléxis de Tocqueville.

Principais autores do Liberalismo Clássico: Thomas Robes, John Locke, Bernard Mandeville, Adam Smith, John Stuart Mill e Alexis Tocqueville.


1)                 Thomas Hobbes. Filósofo, matemático, teórico político – Inglaterra (1588-1679).


Principal Obra
Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de Um Estado Eclesiástico e Civil (1651);

Leviatã, a obra mais importante, foi escrita durante a guerra civil inglesa (1642-1651). Conforme a ótica de Hobbes, o homem vivendo no “estado de natureza” seria anárquico, bestial e teria vida breve, na condição de todos contra todos em estado guerra. Porém, Hobbes era pragmático, contrário à divinização do rei. Hobbes defendeu a teoria do Contrato Social, a qual os súditos deveriam sujeitar-se à autoridade e proteção de um sistema de governo autocrata. Hobbes não era favorável a um governo democrático, na concepção de Hobbes, o objetivo do governo era manter uma paz duradoura e estabilidade político-econômica e, não a liberdade dos indivíduos.  (KELLY, 2013) Afirma que para Hobbes o soberano deve ter poderes absolutos e sem limites, para evitar a luta fraticida e a generalização do caos.

"O homem é o lobo do homem", frase atribuída a Thomas Hobbes


2)                 John Lucke. Filósofo – Inglaterra (1632-1704).  


No entendimento de (KELLY, 2013) com a sua obra Dois Tratados Sobre o Governo Civil, Lucke foi quem consolidou o pensamento liberal, defendeu alguns dos principais conceitos do liberalismo, como a defesa à vida, a propriedade privada, a independência pessoal a liberdade individual e a tolerância política-religiosa, a separação dos poderes do Estado. Os poderes devem atuar de forma separada, e o poder legislativo deveria ser superior ao executivo (Locke esboçou o que veria a ser no futuro o Sistema Parlamentarista atual. Dessa forma Locke dava uma noção mais clara do que deveria vim a ser o Estado de Direto.

Na condição de protagonista do Liberalismo, Locke deixou seu legado na Filosofia da Política. Defendeu a responsabilidade do Soberano diante dos súditos, nem o direito divino dos reis, nem a visão de Hobbes de um Soberano com poderes absolutos, e sim de um gestor do Estado.

“Onde não há lei não há liberdade” John Locke

Principais obras
Cartas sobre a tolerância (1689);
Dois Tratados sobre o governo (1689);
Ensaio acerca do entendimento humano (1690);


3)                 Bernard Mandeville. Filósofo – Holanda (1670-1733). Publicado em 1723, A Fábula das Abelhas, de Bernard Mandeville, defendia aquilo que era entendido como o vício dos homens, como é o caso da ganância, da inveja, da vaidade e do orgulho.


Todos estes vícios eram fundamentais para a prosperidade da nação. Este desejo pela busca do autointeresse teria como consequência não intencional um carácter estabilizador para a sociedade. O “bem-comum” não seria um produto da bondade das pessoas, das suas virtudes, mas sim dos seus vícios individuais.
Ler mais: htpp://economianostra.wordpress.com

Uma grande colmeia, repleta de abelhas,
Que viviam com luxo e comodidade,
Porém eram tão famosas por leis e armas
Quanto por copiosos e precoces enxames,
Era tida como o grande berço 
Das ciências e da indústria.
Não havia abelhas que possuíssem governo melhor,
Maior volubilidade ou menos contentamento;
Não eram escravas da tirania,
Nem governadas pela desenfreada Democracia,
E sim por reis, que não podiam errar,
Pois seu poder era restrito por leis.


4)                 Adam Smith. Filósofo e economista – Escócia (1723-1790).


É o pai da economia moderna, é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "autointeresse".

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores. Ler mais... httpt.wikipedia.org/wiki/utilitarismo

Principais obras
Teoria dos Sentimentos Morais (1759);
A Riqueza das Nações (1776).


5)                 John Stuart Mill. Filósofo e economista – Inglaterra (1809-1873).
Principais obras
A Liberdade (1859);
Utilitarismo (1860);
Sujeição das mulheres (1869).

Extraído do site  (WIKIPÉDIA, 2014). Mil foi um dos maiores pensadores de todos os tempos, filósofo utilitarista. O utilitarismo tinha como princípio básico o fato de que ser humano foge da dor e se aproxima do prazer. Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).
Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.
Antes de quaisquer outros, foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) que sistematizaram o princípio da utilidade e conseguiram aplicá-lo a questões concretas – sistema políticolegislaçãojustiçapolítica econômica, liberdade sexual, emancipação feminina, etc.
Em Economia, o utilitarismo pode ser entendido como um princípio ético no qual o que determina se uma decisão ou ação é correta, é o benefício intrínseco exercido à coletividade, ou seja, quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação será.
Por princípio da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas pela ação. (...) Designamos por utilidade a tendência de alguma coisa em alcançar o bem-estar, o bem, a beleza, a felicidade, as vantagens, etc. O conceito de utilidade não deve ser reduzido ao sentido corrente de modo de vida com um fim imediato.
Um dos traços importantes do utilitarismo é seu racionalismo. A moralidade de um ato é calculada, ela não é determinada a partir de princípios diante de um valor intrínseco. Este cálculo leva em conta as consequências do ato sobre o bem-estar do maior número de pessoas. Ele supõe então a possibilidade de se calcular as consequências de um ato, e avaliar seu impacto sobre o bem-estar dos indivíduos


6)                 Alexis de Tocqueville. Pensador político, historiador e escritor – França (1805-1859).

Principais obras
A Democracia na América (1835-1840);
O antigo Regime e a Revolução (1856);

De acordo com (POWELL, 2013), Tocqueville dedicou sua vida à liberdade. “Tenho um amor intenso pela liberdade, pela lei, e pelo respeito aos direitos”, escreveu, “não pertenço ao partido revolucionário nem ao conservador... A liberdade é minha principal paixão”.

Por uma sociedade sem classes. Segundo (KELLY, 2013) a revolução Francesa de 1789 buscava liberdade para todos, o fim das divisões de classes.  Só que Tocqueville observou que não era isso que estava acontecendo, as classes mais altas haviam obtido privilégios e se corrompendo. No entanto, os mais pobres estavam insatisfeitos, no final, eram cooptados pelo projeto do sistema socialista. Sob o socialismo Tocqueville dizia, os trabalhadores seriam engrenagens na sufocante máquina estatal.
Tocqueville explicou o que seria necessário para que a democracia funcionasse e como ela poderia ajudar a proteger a liberdade humana. Ao mesmo tempo, ele compreendeu que um estado de bem-estar social poderia atrair as pessoas à servidão. Ele entendeu por que o socialismo necessariamente leva à escravidão.

Tocqueville saiu de moda no fim do século dezenove, talvez porque a Alemanha, e não os Estados Unidos, parecia mostrar o caminho do futuro. O chanceler alemão Otto von Bismarck aproximou-se do socialismo e estabeleceu o primeiro estado moderno de bem-estar social, e povos do mundo todo se inspiraram na Alemanha. Mas a centralização socialista levou ao comunismo, ao fascismo, ao nacional-socialismo, e outras tiranias brutais. O estado de bem-estar social acorrentou outras centenas milhões de pessoas com impostos e regulamentos. Após a segunda guerra mundial, a América emergiu como a principal esperança do mundo. Tocqueville havia previsto tudo. Hoje é considerado um profeta. As últimas décadas trouxeram sua biografia mais abrangente (1988) e novas edições de suas obras completas, a mais recente começando em 1991. Hoje todos podem ver por si mesmos a maravilha deste homem atormentado, que viu através da neblina do tempo, nos preveniu dos horrores do coletivismo, e corajosamente proclamou a redenção através da liberdade. (POWELL, 2013).

(RAMOS, 2015) explica que A Democracia na América é uma obra que foi escrita após Tocqueville fazer uma longa viagem de 9 meses pelos EUA, apresenta uma pesquisa sobre uma nova metodologia política e econômica. O que chamou sua atenção nos EUA foi justamente inexistência do sistema aristocrático, então, ainda vigente na Europa. O mais pertinente foi a conclusão que ele chegou, sobre a nova república, era o país da liberdade e da igualdade. É obvio que isso ainda não se aplicava aos negros escravizados e os índios.

Referências

KELLY, P. O livro da Política. Tradução de Rafael Longo. 1. ed. São Paulo: Globo, v. 1, 2013. 98, 99, 106, 107, 181, 191 p.

POWELL, J. Biografia: Alexis de Tocqueville. Instituto ordem Livre, 24 Dez 2013. Disponivel em: <http://ordemlivre.org/posts/biografia-alexis-de-tocqueville--12>. Acesso em: 26 Ago 2018.

RAMOS, F. C. Manual de Filosofia Política. 2. ed. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2015. 140, 141 p.

WIKIPÉDIA. Utilitarismo. Wikipédia, a enciclopédia livre, Out 2014. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Utilitarismo>. Acesso em: 12 Abr 2017.












sábado, 25 de novembro de 2017

DESAFIO PROFISSIONAL




CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL


PAULO BRANDÃO
RAxxxxxxxx

Tutora EAD: Gisele Moura Castro


DESAFIO PROFISSIONAL
ESCOLINHA APRENDIZ





FEIRA DE SANTANA, BA
NOVEMBRO/2017





PAULO BRANDÃO
RAxxxxxxxxx 

Tutora EAD: Gisele Moura Castro

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL



DESAFIO PROFISSIONAL
ESCOLINHA APRENDIZ

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Comercial               do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Matemática; Processos Gerenciais; Direito Empresarial; Tecnologia de Gestão; Responsabilidade Social e Meio Ambiente; Educação a Distância.


FEIRA DE SANTANA, BA
NOVEMBRO/2017

RESUMO
O presente trabalho pretende demonstrar a rotina na área da administração de uma escola do ensino fundamental, as dificuldades encontradas, a busca por melhorias que deverão ser implementadas coma novas tecnologias de gestão. Também dar acompanhamento a diretora recém empossada no cargo, que ainda não está suficientemente capacitada para gerir uma escola. Neste intento ela será orientada como deverá proceder para administrar a escola e   entender a complexidade do cargo. Este trabalho foi importante para validar a necessidade de se ter uma gestão mais aberta e descentralizada, atualmente com a rede mundial de computadores (WEB) o administrador tem sua visão mais estendida. Para produzir este trabalho foram feitas pesquisas a diversos autores, livros, artigos, teses, material da faculdade, material extraído da internet. Os resultados mais importantes neste trabalho foi a efetivação de novas tecnologias de gestão, redução de custos como conta energia entre outros, e também agregar na escola uma cultura de sustentabilidade que não fazia parte da rotina da escola.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Projeto. Meio ambiente.



ABSTRACT
The present work intends to demonstrate the routines in the area of the administration of a school of primary education, the difficulties encountered, the search for improvements that should be implemented eat new management technologies. Also monitoring the newly appointed Director in charge, which is not yet sufficiently able to manage a school. Save this one she will be guided how to proceed to administer the school, understand the complexities of the job. This work was important to validate the need to have a more open and decentralized management, currently with the World Wide Web (WEB) the administrator has your extended vision. To produce this work were done searches to various authors, books, articles, theses, material, material extracted from the internet. The most important results in this work was the implementation of new management technologies, reducing costs as energy account among others, and also add in school a culture of sustainability that was not part of the routine of school.

Keywords: Education. Technology. Project. Environment. 







1.      INTRODUÇÃO


            Este trabalho baseia-se em realizar um estudo sobre uma escola do ensino fundamental, que fica localizada na cidade de Curitiba/PR, cujo a nova diretora Ana, que assumiu o cargo, não tem experiência como gestora, Ana antes ser nomeada diretora era professora de história, ela é uma jovem de 28 anos, o objetivo é orientá-la como realizar os procedimentos de rotina de uma escola e também introduzir novas ferramentas de gestão e práticas de sustentabilidade.
            O Primeiro assunto a ser tratado será reduzir o custo da conta de energia que está muito alta, isso ficará demonstrado por exemplo, na troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
Logo em seguida Ana será direcionada a entrar com um processo no Procon para que a escola seja indenizada, devido o fornecedor se negar a trocar algumas lâmpadas que vieram com problemas, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Ana assumiu uma escola que todo expediente administrativo era feito manualmente, por este motivo foi realizada uma reunião com professores e funcionários, ficou evidente a insatisfação dos mesmos quanto as rotinas ainda serem realizadas de forma manual, para resolver a questão, Ana será orientada a implementar um sistema de tecnologia de gestão escolar.
Outra situação encontrada na escola é a falta de uma política de administração voltada para sustentabilidade, Ana é pós-graduada em desenvolvimento sustentável e já dar aulas sobre o assunto aos seus alunos. A sustentabilidade pode ser dividida em quatro conceitos: ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justa e culturalmente diversa.
            Será sugerido a Ana uma proposta de um projeto socioambiental, o objetivo é desenvolver um empreendimento com recursos mais baratos e que tenha resultados rápidos.

2.      SIMULAÇÃO DA CONTA – F(x) = 0,36 +1000


            Será demonstrado a Ana porque as lâmpadas de LED são mais econômicas que as comuns e gera menos impacto ambiental. Abaixo o cálculo do valor das contas de energia elétrica da escola Aprendiz antes e depois da troca das lâmpadas:

  f(x) = 0,36x + 1000
            Dados:
200 lâmpadas fluorescentes → x(antes)= 1.620 KWh
200 lâmpadas Led → x(depois) = 900 KWh
Consumo fixo de energia pelos equipamentos = R$ 1000,00
1 KWh = R$ 0,36
X = quantidade de KWh consumidos

Resolução:
Antes:
f (x) = 0,36 . 1.620 +1.000 = 1.583
f (x) = R$ 1.583,00
Depois:
f(x) = 0,36 . 900 + 1.000 = 1.324
f(x) = R$ 1.324,00
f(x) = R$ 1.583,00 > f (x) = R$ 1.324,00
A pós feitos os cálculos verificou-se que serão economizados o valor de R$ 259,00:
f(x) = 1.583,00 – R$ 1.324,00 = R$ 259,00
f(x) = R$ 259,00
Gráfico 1 - Variação do custo de energia



Fonte: Elaborado pelo autor - Observa-se no gráfico que o valor da conta de energia após a troca por lâmpada de LED, teve uma economia de R$ 259,00            f(x) = 1.583,00 – R$ 1.324,00.

3.      COMPRA DAS LÂMPADAS


3.1.     Benefícios das lâmpadas de LED


            INMETRO (2017) entende que as lâmpadas de LED têm baixo consumo de energia, ou seja, gasta menos energia para gerar a mesma iluminação e com menor impacto ambiental, as LED podem durar conforme o modelo, vinte e cinco vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes. As lâmpadas de LED geram menor risco para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, elas não contêm mercúrio, diferentemente das fluorescentes compactas, as LED podem ser descartadas no lixo comum, além disso tem outras vantagens: não emitem radiação ultravioleta e infravermelha, incomoda menos os olhos.

Gráfico 2 -   Maior durabilidade e redução na conta de luz.






                Fonte: Divisão de Metrologia Óptica da Diretoria de Metrologia Científica Industrial do Inmetro.

            Depois de comprar as lâmpadas, Ana constatou que algumas tinham sidos entregues pelo fornecedor com defeitos, algumas estavam quebradas e outras trincadas, Ana  estando na sua razão, e agindo corretamente, procurou imediatamente entrar em contato com o fornecedor, porém, este se recusou a resolver o problema. Ela não sabe agora como resolver este assunto. Então, Ana será orientada qual a atitude correta que deve tomar para ser ressarcida do prejuízo.

3.2.     Ressarcimento das lâmpadas


            Primeiramente Ana deve procurar saber quais são os seus diretos como consumidora, através do Código de Defesa do Consumidor (CDC), conforme a Lei Feral nº 8.078/90, artigo 18º.
            Presidência da República (1990) esclarece que o artigo 18º dispõe que se o produto estiver com defeito, no caso de bens duráveis o fornecedor tem até 30 dias para resolver, para Ana a melhor opção é pela troca do produto da mesma espécie e em prefeita condições de uso, se não for possível pode ser também a restituição imediata do total do valor pago, e por último, pode ser também desconto proporcional ao valor pago pelas lâmpadas. No caso de bens duráveis Ana tem até 90 dias de prazo a partir do recebimento do produto para reclamar seus direitos nos órgãos competentes.
            Como não houve acordo entre Ana e o fornecedor, ela então deverá entrar com um processo no órgão de defesa do consumidor da sua Cidade, o Procon - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Neste caso o Procon é mais recomendável devido sua agilidade e celeridade em julgar as ações e também pelo fato de ser não necessário constituir advogado, não há custos com honorário de advocatícios para o consumidor, basta levar a original de identificação e cópia, acompanhado da cópia do documento do consumo: nota fiscal, recibo, outros.

4.       SOFTWARE DE GESTÃO ESCOLAR


            Oliveira (2017) informa que a Aprendiz é uma escola do ensino fundamental, que conta com aproximadamente 1.000 alunos cursando do primeiro ao último ano do ensino fundamental, tem 60 colaboradores entre professores, pedagogos, auxiliares, técnicos, cozinheiras e jardineiros.

            Ana convocou uma reunião com os colaboradores e umas das reclamações foi sobre o sistema atual em relação as rotinas de trabalho e procedimentos técnicos que eram ainda todos manuais, com isso gerando uma grande quantidade papeis, consumindo bastante tempo para realizar os serviços, além de uma grande quantidade de papeis para serem arquivados. Mediante a insatisfação dos colaboradores, foi sugerido a Ana à aquisição de um software de gestão, o WGSCHOOL é sistema completo de gestão escolar.

Figura 1 - Fluxograma escolar



                      Fonte: AIX Sistemas

Figura 2 - Organograma Escolar
                        Fonte: Escola.com

4.1.       O que é um software de gestão escolar?


            Um sistema de gestão escolar é um programa de computador que contempla todos os procedimentos e rotinas administrativas de uma escola. É um sistema online que pode ser acessado por diversos dispositivos (PCs, smartphones, tabletes) que tenha acesso a internet, facilitando ao gestor ter melhor controle sobre o que acontece no dia a dia da sua escola. O sistema permite registrar dados e emitir documentos automaticamente, dispensado toda aquela papelada armazenada em arquivos de pastas suspensas. O objetivo da gestão escolar, é prioritariamente organizar todos os setores da instituição. Vamos definir alguns setores que deve ser aplicado o software: pedagogia, secretaria, financeiro, matrículas, comunicação.


Figura 3 - Gestão escolar

                     Fonte: Jorgenca


O sistema de gestão escolar é a melhor maneira de garantir que a escola ou curso trabalhe de maneira organizada e eficiente. Assim, você resolve os principais problemas da sua instituição: consegue melhorar a captação de alunos, reduzir a inadimplência, controlar o fluxo de caixa e economizar tempo em todas as tarefas da secretaria. (WPENSAR, 2017).

4.2.       Gestão Escolar Pedagógica


            Escolaweb (2017) informa que estando todos os dados registrados dos alunos, o sistema gera estatísticas e analisa dados para encontrar pontos que precisam ser melhorados, alunos que precisam de um algum tipo de orientação é possível elaborar um plano educacional com foco no rendimento do aluno. Os gestores podem gerenciar mapas de salas, horários dos professores, agendamento de laboratórios e outras atividades, coordenar de forma mais eficiente a biblioteca, verificar empréstimos de livros e devoluções.
                       

4.3.       Setor Financeiro


            Ovindi, (2017) entende que  a ferramenta de gestão financeira é mais ágil e mais eficiente: faz a Integração bancária, emissão de boletos bancários, emissão de nota fiscal eletrônica, fluxo de caixa, pagamento das mensalidades, controle da inadimplência pelo departamento jurídico, contas a pagar; Gestão Escolar: matrículas, histórico escolar: lançamento de notas, emissão de boletins, emissão de material didático, frequência dos alunos, desempenho do professor e dos alunos.

Print 1 - Controle das mensalidades

                                      Fonte: Fonte: Ultradownloads

4.4.       Sistema de informação e gestão do conhecimento


            Pacievitch (2017) compreende que na educação presencial, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), atualmente estão sendo indispensáveis no desenvolvimento e nos métodos de ensino. As TICs tem sido um divisor de águas no avanço da educação a distância (EAD), com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos referente aos meios virtuais.
            O conhecimento (2016) analisa que para facilitar as tarefas, as soluções da tecnologia da informação e comunicação (TIC) têm sido importantes na gestão do conhecimento, oferecendo sistemas de gerenciamento. Esses softwares são capazes de identificar, criar, apresentar e distribuir o conhecimento dentro do ambiente da instituição, todas as informações produzidas nos diferentes setores são avaliadas e estruturadas para atender os objetivos da escola e a melhora da qualidade em todos os setores. O propósito é disponibilizar um canal pelo qual o conhecimento seja considerado um patrimônio, e que possa ser preservado.

4.5.       Secretaria Escolar


            A secretaria é setor mais importante da escola, o bom funcionamento desse setor é de vital importancia para que escola tenha uma gestão mais eficaz. A Secretaria é responsável por todas as rotinas burocráticas e legais do funcionamento da instituição.
            Com a implementação do software, as informações de rotina de trabalho acontecem de forma mais rápida, eficiente e eficaz. Segundo Wpensar (2017) as matrículas e as respectivas cobranças são criadas e baixadas automaticamente, relatórios de recebimento, montar e corrigir provas, os professores lançam as notas e essas já vão automaticamente para os boletins e históricos escolares, faz também a emissão de formulários e documentos com os dados dos alunos de forma automática, além do controle das aulas e das disciplinas, organizar horários e outras funcionalidades. O sistema faz ações de marketing para capitação de novos alunos.

  
Figura 4 - Rotina escolar

                            Fonte: Slide Share





Print 2 - Gerenciamento de alunos e horários

                Fonte: Ultradownloads


            Com a gestão pedagógica e acadêmica online, é possível acompanhar individualmente o desempenho dos alunos, das turmas e dos próprios professores.

4.6.       Eficiência na comunicação com os alunos e responsáveis


            O uso de um software de gestão é importante para facilitar a comunicação entre a escola os alunos e os responsáveis, dessa forma a mais controle de todas as ocorrências que acontece na escola, por exemplo, atrasos, imprevistos em sala de aula, o responsável também poderá monitorar a frequência do aluno, em caso de faltas pode ser checado rapidamente, também poderá visualizar as notas do aluno e imprimir o boletim. Os responsáveis podem fazer essas solicitações que ficam disponibilizadas no software através de um link ou portal do aluno, tudo isso pode ser feito usando o celular, os professores podem utilizar o aplicativo para informar as datas das provas, trabalhos e dever de casa.


Print 3 - Área do Responsável - boletim
        
                                        Fonte: Facilita Escolar       


Print 4 - Área do Responsável - avisos

  

5.      ADMINISTRAÇÃO X SUSTENTABILIDADE


5.1.       Administração


            Na sua nova função como gestora, Ana não tem nenhuma habilidade, por isso, será orientada sobre como deve gerenciar uma empresa. O gestor é cobrado pelos resultados e terá quer dar respostas as intercorrências que possam acontecer. Para iniciar será dado suporte a Ana no gerenciamento de um projeto na área de sustentabilidade social.

5.2.       Sustentabilidade Social


            Pesquisa.com (2017) defende que sustentabilidade social visa o bem-estar da sociedade de hoje e do futuro, através de um conjunto de ações para diminuir as desigualdades sociais, garantir acesso aos serviços de educação e saúde principalmente. Investir na educação pública, priorizando à qualidade do ensino; fomento a projetos voltados para a inclusão social; ampliação do acesso à Internet para pessoas de baixa renda; projeto de sistemas educacionais que levem informações e esclarecimentos a sociedade sobre a importância da preservação ambiental; orientação aos jovens sobre os riscos das drogas.
            Vamos dar uma sugestão a Ana para implementação de um Projeto socioambiental na escola. Fiorotti (2011) esclarece que deve ser feito um diagnóstico socioambiental (verificar o que está faltando, o que está ruim, o que pode melhorar). Em seguida é convocar uma reunião com as partes interessadas (os stakeholders), nesta reunião devem participar os professores, alunos, funcionários, pais dos alunos e quando for possível também devem ser convidadas as  pessoas da comunidade. É importante que os envolvidos tenham conscientização quanto a importancia do projeto. Como lembra Almeida (2008) stakeholder é qualquer indivíduo ou instituição que possa afetar as atividades de determinado grupo.
            Depois de concluído essa primeira etapa, agora é fazer um questionário para que as pessoas possam contribuir dando suas opiniões, esse questionário pode ser feito através de entrevistas. Logo após a conclusão das entrevistas e verificado o problema maior, agora é definir qual será o tema do projeto, a maioria das pessoas optou pela criação de uma horta comunitária na escola, mantida pelos alunos e voluntários (pais, educadores, pessoas da comunidade).

5.3.       Sustentabilidade Econômica


            Foram plantadas várias espécies de hortaliças, como alface, cebolinha, couve, coentro, jiló, pimenta, rabanete, salsa. Ficou também definido que parte dos vegetais colhidos podem reforçar o cardápio da merenda escolar, outra parte deve ser comercializada e com os recursos comprar os insumos necessários para que a horta possa ser autossustentável e se houver excedente, pode ser doado para creches, famílias carentes e instituições sociais. Assim Ana entendeu que fazendo dessa forma abrange os aspectos sociais, financeiros e ambientais.

5.4.     Sustentabilidade Ambiental (agroecologia - adubação)


            Redação (2013) explica que em relação a adubação, pode-se botar em prática o conceito de sustentabilidade ambiental, através da adubação verde, orgânica ou mineral, sem uso de agrotóxicos ou adubos químicos, ou seja, aproveitar ao máximo o uso racional dos recursos naturais, utilizando os produtos orgânicos na plantação. Vamos sugerir a Ana a adubação verde e orgânica que são mais viáveis por ter em abundancia na escola e também na comunidade, na adubação verde pode utilizar plantas e folhas, e na adubação orgânica pode utilizar esterco, biofertilizantes, minhocas. Este tipo adubação não desequilibra ecossistema.
            Os agrotóxicos e adubos químicos são substâncias que contaminam a água e o solo, podendo causar doenças aos animais que se alimentam dos vegetais e as pessoas. Priorizar o uso de defensivos naturais para que os vegetais cresçam e se defendam de forma natural, tem baixo custo e não agride o meio ambiente. Mundo Horta (2015)  informa que a melhor forma de manter a horta livre de pragas e doenças é fortalecer o solo e as plantas através da promoção do equilíbrio ecológico em todo o ambiente. Quando a presença da praga se torna prejudicial para a planta, deve-se fazer uso de defensivos naturais, eles são menos agressivos à natureza.


Foto 1 - Adubação Mineral
                                       Fonte: Pensamento verde



Foto 2 - Horta na Escola

                                                  Fonte: Bloggenivaldoabreu
                                                

            “Do ponto de vista conceitual, desenvolvimento sustentável é definido como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”. (ALMEIDA, 2008, p. 67).

5.5.       Ferramentas de Gestão


            Ana terá que ter alguns conhecimentos e habilidades para desenvolver sua gestão na Aprendiz.  Chiavenato  (2010) entende que  administrar é tarefa bastante complexa e precisa ter várias habilidades, capacidade de planejamento e organização, capacidade de decisão, liderar e motivar a equipe para atingir metas e objetivos , saber cobrar, ter comunicação clara e objetiva para que os liderados possam executar suas tarefas de forma satisfatórias, acompanhar o andamento das tarefas, ter também habilidade para ouvir, delegar tarefas, ter bom relacionamento com os pais e responsáveis.
            Para finalizar vamos deixar para Ana algumas sugestões sobre ferramentas de gestão. Será feito apenas uma abordagem simplificada e resumida, sem aprofundamento, baseado na obra 40+16 Ferramentas   e Técnicas de gestão de gerenciamento de Daychoum (2016) e da obra Administração Teoria, processo e prática Chiavenato (2010) e outros autores. Quanto ao conteúdo, além das obras citadas, existe uma vasta quantidade de obras e artigos para consulta, e também ela pode consultar através da internet. Segue lista abaixo: 

5.5.1.        Análise SWOT


            “Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e o planejamento estratégico de uma organização. ” (MERHI, 2016, p. 6).


Figura 5 - Análise SWOT

                                      Fonte: Elaborado pelo próprio autor

5.5.2.        Análise de Stakeholder


                Merhi  (2016) entende que Stakeholder são indivíduos ou organizações que estão ativamente interessadas em um projeto, cujos os interesses podem ser afetados de forma positiva ou negativa.  Em relação a escola Aprendiz, para que o projeto seja bem-sucedido, é preciso identificar os stakeholders (partes interessadas), quis são os benefícios para escola, e como os indivíduos serão afetados.

Figura 6 - Stakeholders

                                             Fonte: Slideshare

5.5.3.        Balanced Scorecard


                Merhi  (2016) entende que o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendência e ocorrências, e também as perspectivas interna e externa de desempenho. Vieira Almeida (2008) ressalta para que seja implementada a ferramenta Balanced Scorecard em uma escola, a equipe de diretores deve reunir-se para avaliar a visão de futuro e missão da instituição, de modo que espelhem o que a escola deseja alcançar no futuro.


Figura 7 - Balanced Scorcard
   
                                Fonte: Slide Player

5.5.4.        Benchmarking


Merhi  (2016) salienta que benchmarking é um processo de pesquisa contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho.
Hilsdorf  (2010) avalia que Benchmarking é uma ferramenta de gestão que é utilizada na aferição do desempenho de uma empresa, que possibilita que ela compare sua eficiência com a de outras empresas, normalmente está pesquisa é realizada com a empresa líder do segmento. Isto não significa simplesmente apenas copiar o que a concorrência está fazendo, mas entender com ela através da observação e o know-how.

Quadro 1 - O que é Benchmarking

                                    
                                       Fonte: Linkedin


5.5.5.        Brainstorming


Merhi  (2016) compreende que a técnica  tem várias aplicações, publicidade; resolução de problemas; soluções alternativas, gestão de processos; gestão de projetos; formação de equipes. O brainstorming também é usado na escola, pode ser muito importante na formação dos estudantes. É uma técnica que consiste em incentivar o estudante a expor suas ideias, os colegas ouvem e podem também contribuir.


Foto 3 -  Brainstorming
                                       Fonte: AAASE

5.5.6.        Fluxograma



            Fluxograma é a representação gráfica de procedimentos, ou rotinas, mostrando todas as suas etapas.




Figura 8 - Fluxograma rotina dos Estudante

                                      Fonte: Portal do professor

5.5.7.        Empowerment

Figura 9 - Empoderamento

                               Fonte: Slide Share

              "Empowerment é o fortalecimento ou empoderamento das pessoas pelo trabalho em equipe, participação direta nas decisões do grupo de trabalho, liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho”. (CHIAVENATO, 2010, p. 291).
            “Empowerment favorece a descentralização, gera autonomia e aumenta autoridade, gera maior motivação, favorece a criatividade, favorece a participação na gestão organizacional, melhoria da produtividade, favorece o modelo de gestão empreendedor”. (CARVALHO, 2017).

6.      CONSIDERAÇÕES FINAIS


O presente trabalho de pesquisa teórico, foi elaborado com objetivo de compreender o dia a dia de um gestor, mais especificamente na área de educação, as dificuldades inerentes ao cargo e suas complexidades, o desafio de sair de uma administração onde todos os processos eram feitos manualmente, e fazer uma mudança radical na estrutura organizacional, com a implementação de tecnologias de ponta ( softwares de gestão escolar) que tem capacidade de abranger várias atividades de uma empresa como contabilidade, finanças, comercial, outros.
Para começar foi demonstrado para Ana a vantagem das trocas das lâmpadas mais antigas pelas de Led. Isso foi comprovado através do cálculo da função f(x) = 0,36x + 1000, o resultado foi de uma economia de R$ 259,00 mês.
A nova gestora depois da aquisição das lâmpadas de LED, verificou que foi entregue algumas com defeito e outas quebradas, porém Ana ao reclamar com o fornecedor teve a resposta que não seria trocada as lâmpadas quebradas. A gestora teve que mostrar suas habilidades na solução do problema, deu entrada com um processo no Procon através do Código de Defesa do Consumidor (CDC), conforme a Lei Feral nº 8.078/90, artigo 18º.
            Depois que convocou uma reunião com professores e funcionários para discutir as rotinas da escola, tanto os professores e funcionários deixaram bem claro suas insatisfações pelos procedimentos ainda serem feitos manualmente, com isso gastava-se muito tempo arquivando documentos e também com muito gasto de matérias, principalmente papeis. Ana foi auxiliada a implementar um sistema/software de gestão com intuito de otimizar os procedimentos da escola, reduzindo os custos com gasto de papeis, dessa forma as rotinas são realizadas com mais celeridade e com mais eficiência. Foi decido que alguns setores da escola receberiam o novo sistema: a pedagogia (gestão do conhecimento), a secretaria, o financeiro, matrículas e comunicação.
Para finalizar foi sugerido a Ana colocar em prática ações que visam a sustentabilidade e métodos administrativos, já que Ana era nova na função de gestora e precisaria ser orientada. A escola não tinha na sua cultura organizacional práticas sustentáveis. Foi realizada uma reunião que envolveu professores, funcionários, alunos e pais, e até mesmo pessoas da comunidade, ficou decidido que seria introduzido na escola uma horta. Com a colheita da horta, parte iria para merenda dos alunos, outra parte seria comercializada com o objetivo de tornar a horta autossustentável para aquisição de insumos, dessa forma, não haveria custo adicional para a escola Aprendiz.
Foi também apresentada a Ana algumas ferramentas e práticas de gestão que será muito útil na sua jornada como gestora na escola. Este trabalho não tem objetivo ser conclusivo, fica dessa forma aberto para futuros estudos.

REFERÊNCIAS


ALMEIDA, F. Responsabilidade Social e Meio Ambiente: Os desafios da sustentabilidade. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


CARVALHO, G. Empowerment Prof. Glauco Carvalho. Clipconverter, 2017. Disponivel em: <Clipconverter.cc/pt/>. Acesso em: 08 Nov 2017.


CHIAVENATO, I. Administração Teoria, Processos e Prática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


CIÊNCIA CURIOSA. Como montar um projeto de Sustentabilidade. Ciência Curiosa, 2013. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=qvzLR6NwWtk>. Acesso em: 9 out 2017.


ESCOLAWEB. Software de gestão escolar: por que a sua escola precisa dele? Escolaweb, 2017. Disponivel em: <https://www.escolaweb.com.br/blog/tecnologias-para-educacao/software-de-gestao-escolar-por-que-a-sua-escola-precisa-dele/?utm_campaign=plano_gestao_escolar__e-mail_4&utm_medium=email&utm_source=RD+Station>. Acesso em: 29 out 2017.


FIOROTTI, J. L. Horta: A importância no Desenvolvimento Escolar. scholar.google.com.br, Florianóplis, 2011. Disponivel em: <http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/download/106/105>. Acesso em: 27 out 2017.


HILSDORF,. O que é Benchmarking? Administradores, 2010. Disponivel em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-benchmarking/48104/>. Acesso em: 2017 Nov 2017.


HOFFMANN, S. Simulação mostra a economia que a troca de lâmpadas pode gerar. Clique Arquitetura, 2015. Disponivel em: <http://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/simulacao-mostra-a-economia-que-a-troca-de-lampadas-pode-gerar.html>. Acesso em: 19 out 2017.


INMETRO. Lâmpada LED. inmetro.gov.br, 2017. Disponivel em: <http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/cartilhas/lampada-led/lampadaled.pdf>. Acesso em: 27 out 2017.


MERHI, D. 40+16 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.


MUNDO HORTA. Defensivos naturais. Mundo Horta, 2015. Disponivel em: <http://blog.mundohorta.com.br/defensivos-naturais/>. Acesso em: 24 out 2017.


O CONHECIMENTO. Conheça os sistemas de gerenciamento do conhecimento. O Conhecimento, 2016. Disponivel em: <https://www.oconhecimento.com.br/conheca-os-sistemas-de-gerenciamento-do-conhecimento/>. Acesso em: 4 out 2017.


OLIVEIRA, J. E. Desafio profissionalde técnólogos: matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente e educação a distância. Anhanguera Educacional, 2017. Disponivel em: <http://eadonline.avaeduc.com.br/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=14907>. Acesso em: 15 mar 2017.


PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Info Escola, 2017. Disponivel em: <https://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/>. Acesso em: 4 out 2017.


PEDREIRA LAPA, R. A matriz de risco. Seguranca tem futuro, 2017. Disponivel em: <http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/home/gerenciamento-de-riscos/a-matriz-de-risco/>. Acesso em: 08 Nov 2017.


PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XX. Planalto.gov., 11 set 1990. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm>. Acesso em: 20 out 2017.


REDAÇÃO. Conceito e definição de agroecologia. Pensamento Verde, 2013. Disponivel em: <http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conceito-e-definicao-de-agroecologia/>. Acesso em: 24 out 2017.


SUA PESQUISA.COM. Sustentabilidade Social. Sua Pesquisa.com, 2017. Disponivel em: <https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/sustentabilidade_social.htm>. Acesso em: 9 out 2017.


VIEIRA ALMEIDA, A. M. Prpoposta de Implementação da Ferramenta Balanced Scorecard numa Escola do Ensino Fundamental. repositorio.uniceub.br, 2008. Disponivel em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9856/1/20151017.pdf>. Acesso em: 28 out 2017.


VINDI. Os 12 principais softwares de gestão escolar. O Vindi, 2017. Disponivel em: <https://blog.vindi.com.br/os-12-principais-softwares-de-gestao-escolar/>. Acesso em: 21 out 2017.


WPENSAR. Sistema de Gestão Escolar. Wpensar, 2017. Disponivel em: <http://wpensar.com.br/o-que-e-um-sistema-de-gestao-escolar>. Acesso em: 18 out 2017.