CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
PAULO BRANDÃO
RAxxxxxxxx
Tutora EAD: Gisele Moura Castro
DESAFIO PROFISSIONAL
ESCOLINHA APRENDIZ
FEIRA DE SANTANA, BA
PAULO BRANDÃO
Tutora EAD: Gisele Moura Castro
CURSO DE
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
ESCOLINHA APRENDIZ
Trabalho
apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Centro de Educação a
Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial
para obtenção de nota nas disciplinas de Matemática; Processos Gerenciais;
Direito Empresarial; Tecnologia de Gestão; Responsabilidade Social e Meio
Ambiente; Educação a Distância.
FEIRA DE SANTANA, BA
NOVEMBRO/2017
RESUMO
O
presente trabalho pretende demonstrar a rotina na área da administração de uma
escola do ensino fundamental, as dificuldades encontradas, a busca por
melhorias que deverão ser implementadas coma novas tecnologias de gestão. Também
dar acompanhamento a diretora recém empossada no cargo, que ainda não está suficientemente
capacitada para gerir uma escola. Neste intento ela será orientada como deverá
proceder para administrar a escola e entender a complexidade do cargo. Este
trabalho foi importante para validar a necessidade de se ter uma gestão mais
aberta e descentralizada, atualmente com a rede mundial de computadores (WEB) o
administrador tem sua visão mais estendida. Para produzir este trabalho foram
feitas pesquisas a diversos autores, livros, artigos, teses, material da
faculdade, material extraído da internet. Os resultados mais importantes neste
trabalho foi a efetivação de novas tecnologias de gestão, redução de custos
como conta energia entre outros, e também agregar na escola uma cultura de
sustentabilidade que não fazia parte da rotina da escola.
Palavras-chave:
Educação.
Tecnologia. Projeto. Meio ambiente.
ABSTRACT
The present work intends to demonstrate the routines
in the area of the administration of a school of primary education, the
difficulties encountered, the search for improvements that should be
implemented eat new management technologies. Also monitoring the newly appointed
Director in charge, which is not yet sufficiently able to manage a school. Save
this one she will be guided how to proceed to administer the school, understand
the complexities of the job. This work was important to validate the need to
have a more open and decentralized management, currently with the World Wide
Web (WEB) the administrator has your extended vision. To produce this work were
done searches to various authors, books, articles, theses, material, material
extracted from the internet. The most important results in this work was the
implementation of new management technologies, reducing costs as energy account
among others, and also add in school a culture of sustainability that was not
part of the routine of school.
Keywords:
Education. Technology.
Project. Environment.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho baseia-se em realizar
um estudo sobre uma escola do ensino fundamental, que fica localizada na cidade
de Curitiba/PR, cujo a nova diretora Ana, que assumiu o cargo, não tem
experiência como gestora, Ana antes ser nomeada diretora era professora de
história, ela é uma jovem de 28 anos, o objetivo é orientá-la como realizar os
procedimentos de rotina de uma escola e também introduzir novas ferramentas de
gestão e práticas de sustentabilidade.
O Primeiro assunto a ser tratado
será reduzir o custo da conta de energia que está muito alta, isso ficará
demonstrado por exemplo, na troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de
LED.
Logo
em seguida Ana será direcionada a entrar com um processo no Procon para que a
escola seja indenizada, devido o fornecedor se negar a trocar algumas lâmpadas
que vieram com problemas, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Ana
assumiu uma escola que todo expediente administrativo era feito manualmente,
por este motivo foi realizada uma reunião com professores e funcionários,
ficou evidente a insatisfação dos mesmos quanto as rotinas ainda serem
realizadas de forma manual, para resolver a questão, Ana será orientada a
implementar um sistema de tecnologia de gestão escolar.
Outra
situação encontrada na escola é a falta de uma política de administração
voltada para sustentabilidade, Ana é pós-graduada em desenvolvimento
sustentável e já dar aulas sobre o assunto aos seus alunos. A sustentabilidade
pode ser dividida em quatro conceitos: ecologicamente correto; economicamente
viável; socialmente justa e culturalmente diversa.
Será sugerido a Ana uma proposta de um projeto
socioambiental, o objetivo é desenvolver um empreendimento com recursos mais
baratos e que tenha resultados rápidos.
2. SIMULAÇÃO
DA CONTA – F(x) = 0,36 +1000
Será
demonstrado a Ana porque as lâmpadas de LED são mais econômicas que as comuns e
gera menos impacto ambiental. Abaixo o cálculo do valor das contas de energia
elétrica da escola Aprendiz antes e depois da troca das lâmpadas:
f(x) = 0,36x + 1000
Dados:
200 lâmpadas fluorescentes → x(antes)=
1.620 KWh
200 lâmpadas Led → x(depois) = 900 KWh
Consumo fixo de energia pelos equipamentos
= R$ 1000,00
1 KWh = R$ 0,36
X = quantidade de KWh consumidos
Antes:
f (x) = 0,36 . 1.620 +1.000 = 1.583
f (x) = R$ 1.583,00
Depois:
f(x) = 0,36 . 900 + 1.000 = 1.324
f(x) = R$ 1.324,00
f(x) = R$ 1.583,00 > f (x) = R$
1.324,00
A pós feitos os cálculos verificou-se que
serão economizados o valor de R$ 259,00:
f(x) = 1.583,00 – R$ 1.324,00 = R$ 259,00
f(x) = R$ 259,00
Gráfico 1 - Variação do custo de energia
Fonte: Elaborado pelo autor - Observa-se no gráfico
que o valor da conta de energia após a troca por lâmpada de LED, teve uma
economia de R$ 259,00 f(x) = 1.583,00
– R$ 1.324,00.
3. COMPRA
DAS LÂMPADAS
3.1. Benefícios
das lâmpadas de LED
INMETRO (2017) entende que as
lâmpadas de LED têm baixo consumo de energia, ou seja, gasta menos energia para
gerar a mesma iluminação e com menor impacto ambiental, as LED podem durar
conforme o modelo, vinte e cinco vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e
quatro vezes mais do que as fluorescentes.
As lâmpadas de LED geram menor risco para a saúde das pessoas e para o meio
ambiente, elas não contêm mercúrio, diferentemente das fluorescentes compactas,
as LED podem ser descartadas no lixo comum, além disso tem outras vantagens: não
emitem radiação ultravioleta e infravermelha, incomoda menos os olhos.
Gráfico 2 - Maior
durabilidade e redução na conta de luz.
Fonte: Divisão de Metrologia Óptica da
Diretoria de Metrologia Científica Industrial do Inmetro.
Depois de comprar as lâmpadas, Ana
constatou que algumas tinham sidos entregues pelo fornecedor com defeitos,
algumas estavam quebradas e outras trincadas, Ana estando na sua razão, e agindo corretamente, procurou
imediatamente entrar em contato com o fornecedor, porém, este se recusou a
resolver o problema. Ela não sabe agora como resolver este assunto. Então, Ana
será orientada qual a atitude correta que deve tomar para ser ressarcida do
prejuízo.
3.2.
Ressarcimento das lâmpadas
Primeiramente Ana deve procurar
saber quais são os seus diretos como consumidora, através do Código de Defesa
do Consumidor (CDC), conforme a Lei
Feral nº 8.078/90, artigo 18º.
Presidência da República (1990)
esclarece que o artigo 18º dispõe que se o produto estiver com defeito, no caso
de bens duráveis o fornecedor tem até 30 dias para resolver, para Ana a melhor
opção é pela troca do produto da mesma espécie e em prefeita condições de uso, se
não for possível pode ser também a restituição imediata do total do valor pago,
e por último, pode ser também desconto proporcional ao valor pago pelas
lâmpadas. No caso de bens duráveis Ana tem até 90 dias de prazo a partir do recebimento
do produto para reclamar seus direitos nos órgãos competentes.
Como não houve acordo entre Ana e o
fornecedor, ela então deverá entrar com um processo no órgão de defesa do
consumidor da sua Cidade, o Procon -
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Neste caso o Procon é mais
recomendável devido sua agilidade e celeridade em julgar as ações e também pelo
fato de ser não necessário constituir advogado, não há custos com honorário de
advocatícios para o consumidor, basta levar a original de identificação e
cópia, acompanhado da cópia do documento do consumo: nota fiscal, recibo,
outros.
4. SOFTWARE DE GESTÃO
ESCOLAR
Oliveira (2017) informa que a
Aprendiz é uma escola do ensino fundamental, que conta com aproximadamente
1.000 alunos cursando do primeiro ao último ano do ensino fundamental, tem 60
colaboradores entre professores, pedagogos, auxiliares, técnicos, cozinheiras e
jardineiros.
Ana convocou uma reunião com os
colaboradores e umas das reclamações foi sobre o sistema atual em relação as
rotinas de trabalho e procedimentos técnicos que eram ainda todos manuais, com
isso gerando uma grande quantidade papeis, consumindo bastante tempo para
realizar os serviços, além de uma grande quantidade de papeis para serem
arquivados. Mediante a insatisfação dos colaboradores, foi sugerido a Ana à
aquisição de um software de gestão, o WGSCHOOL é sistema completo de gestão
escolar.
Fonte: AIX Sistemas
Figura 2 - Organograma Escolar
Fonte:
Escola.com
4.1. O que é um software de gestão escolar?
Um sistema de gestão escolar é um
programa de computador que contempla todos os procedimentos e rotinas
administrativas de uma escola. É um sistema online que pode ser acessado por diversos
dispositivos (PCs, smartphones, tabletes) que tenha acesso a internet,
facilitando ao gestor ter melhor controle sobre o que acontece no dia a dia da sua
escola. O sistema permite registrar dados e emitir documentos automaticamente, dispensado
toda aquela papelada armazenada em arquivos de pastas suspensas. O objetivo da gestão escolar, é prioritariamente
organizar todos os setores da instituição. Vamos definir alguns setores que
deve ser aplicado o software: pedagogia,
secretaria, financeiro, matrículas,
comunicação.
Fonte: Jorgenca
O
sistema de gestão escolar é a melhor maneira de garantir que a escola ou curso
trabalhe de maneira organizada e eficiente. Assim, você resolve os principais
problemas da sua instituição: consegue melhorar a captação de alunos, reduzir a
inadimplência, controlar o fluxo de caixa e economizar tempo em todas as
tarefas da secretaria. (WPENSAR, 2017).
4.2. Gestão Escolar Pedagógica
Escolaweb (2017) informa que estando
todos os dados registrados dos alunos, o sistema gera estatísticas e analisa
dados para encontrar pontos que precisam ser melhorados, alunos que precisam de
um algum tipo de orientação é possível elaborar um plano educacional com foco
no rendimento do aluno. Os gestores podem gerenciar mapas de salas, horários
dos professores, agendamento de laboratórios e outras atividades, coordenar de
forma mais eficiente a biblioteca, verificar empréstimos de livros e devoluções.
4.3. Setor Financeiro
Ovindi, (2017)
entende que a ferramenta de gestão
financeira é mais ágil e mais eficiente: faz a Integração
bancária, emissão de boletos bancários, emissão de nota fiscal eletrônica, fluxo
de caixa, pagamento das mensalidades, controle da inadimplência pelo
departamento jurídico, contas a pagar; Gestão Escolar: matrículas, histórico
escolar: lançamento de notas, emissão de boletins, emissão de material
didático, frequência dos alunos, desempenho do professor e dos alunos.
Print 1 - Controle das mensalidades
Fonte: Fonte: Ultradownloads
4.4. Sistema de informação
e gestão do conhecimento
Pacievitch (2017) compreende que na
educação presencial, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), atualmente
estão sendo indispensáveis no desenvolvimento e nos métodos de ensino. As TICs
tem sido um divisor de águas no avanço da educação a distância (EAD), com a
criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O desenvolvimento de
hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos
processos referente aos meios virtuais.
O conhecimento (2016) analisa que para
facilitar as tarefas, as soluções da tecnologia da informação e comunicação (TIC)
têm sido importantes na gestão do conhecimento, oferecendo sistemas de gerenciamento.
Esses softwares são capazes de identificar, criar, apresentar e distribuir o
conhecimento dentro do ambiente da instituição, todas as informações produzidas
nos diferentes setores são avaliadas e estruturadas para atender os objetivos
da escola e a melhora da qualidade em todos os setores. O propósito é
disponibilizar um canal pelo qual o conhecimento seja considerado um
patrimônio, e que possa ser preservado.
4.5. Secretaria Escolar
A secretaria é setor mais importante
da escola, o bom funcionamento desse setor é de vital importancia para que
escola tenha uma gestão mais eficaz. A Secretaria é responsável por todas as
rotinas burocráticas e legais do funcionamento da instituição.
Com a implementação do software, as
informações de rotina de trabalho acontecem de forma mais rápida, eficiente e
eficaz. Segundo Wpensar (2017) as matrículas e as
respectivas cobranças são criadas e baixadas automaticamente, relatórios de recebimento,
montar e corrigir provas, os professores lançam as notas e essas já vão automaticamente
para os boletins e históricos escolares, faz também a emissão de formulários e documentos
com os dados dos alunos de forma automática, além do controle das aulas e das
disciplinas, organizar horários e outras funcionalidades. O sistema faz ações
de marketing para capitação de novos alunos.
Fonte: Slide Share
Print 2 - Gerenciamento de alunos e horários
Fonte:
Ultradownloads
Com
a gestão pedagógica e acadêmica online, é possível acompanhar individualmente o
desempenho dos alunos, das turmas e dos próprios professores.
4.6. Eficiência na comunicação
com os alunos e responsáveis
O uso de um software de gestão é importante
para facilitar a comunicação entre a escola os alunos e os responsáveis, dessa
forma a mais controle de todas as ocorrências que acontece na escola, por
exemplo, atrasos, imprevistos em sala de aula, o responsável também poderá
monitorar a frequência do aluno, em caso de faltas pode ser checado rapidamente,
também poderá visualizar as notas do aluno e imprimir o boletim. Os
responsáveis podem fazer essas solicitações que ficam disponibilizadas no
software através de um link ou portal
do aluno, tudo isso pode ser feito usando o celular, os professores podem
utilizar o aplicativo para informar as datas das provas, trabalhos e dever de
casa.
Print 3 - Área do Responsável - boletim
Fonte: Facilita Escolar
Print 4 - Área do Responsável - avisos
5. ADMINISTRAÇÃO
X SUSTENTABILIDADE
5.1. Administração
Na
sua nova função como gestora, Ana não tem nenhuma habilidade, por isso, será
orientada sobre como deve gerenciar uma empresa. O gestor é cobrado pelos
resultados e terá quer dar respostas as intercorrências que possam acontecer.
Para iniciar será dado suporte a Ana no gerenciamento de um projeto na área de
sustentabilidade social.
5.2. Sustentabilidade
Social
Pesquisa.com (2017) defende que sustentabilidade social visa o
bem-estar da sociedade de hoje e do futuro, através de um conjunto de ações
para diminuir as desigualdades sociais, garantir acesso aos serviços de
educação e saúde principalmente. Investir na educação pública, priorizando à qualidade
do ensino; fomento a projetos voltados para a inclusão social; ampliação do
acesso à Internet para pessoas de baixa renda; projeto de sistemas educacionais
que levem informações e esclarecimentos a sociedade sobre a importância da
preservação ambiental; orientação aos jovens sobre os riscos das drogas.
Vamos dar uma sugestão a Ana para
implementação de um Projeto
socioambiental na escola. Fiorotti (2011) esclarece que deve
ser feito um diagnóstico socioambiental (verificar o que está faltando, o que
está ruim, o que pode melhorar). Em seguida é convocar uma reunião com as
partes interessadas (os stakeholders), nesta reunião devem participar os professores,
alunos, funcionários, pais dos alunos e quando for possível também devem ser
convidadas as pessoas da comunidade. É
importante que os envolvidos tenham conscientização quanto a importancia do
projeto. Como lembra Almeida (2008) stakeholder é
qualquer indivíduo ou instituição que possa afetar as atividades de determinado
grupo.
Depois
de concluído essa primeira etapa, agora é fazer um questionário para que as
pessoas possam contribuir dando suas opiniões, esse questionário pode ser feito
através de entrevistas. Logo após a conclusão das entrevistas e verificado o
problema maior, agora é definir qual será o tema do projeto, a maioria das
pessoas optou pela criação de uma horta comunitária na escola, mantida pelos
alunos e voluntários (pais, educadores, pessoas da comunidade).
5.3. Sustentabilidade
Econômica
Foram plantadas várias espécies de
hortaliças, como alface, cebolinha, couve, coentro, jiló, pimenta, rabanete,
salsa. Ficou também definido que parte dos vegetais colhidos podem reforçar o
cardápio da merenda escolar, outra parte deve ser comercializada e com os recursos
comprar os insumos necessários para que a horta possa ser autossustentável e se
houver excedente, pode ser doado para creches, famílias carentes e instituições
sociais. Assim Ana entendeu que fazendo dessa forma abrange os aspectos
sociais, financeiros e ambientais.
5.4. Sustentabilidade
Ambiental (agroecologia - adubação)
Redação (2013) explica que em
relação a adubação, pode-se botar em prática o conceito de sustentabilidade ambiental, através
da adubação verde, orgânica ou mineral, sem uso de agrotóxicos ou adubos
químicos, ou seja, aproveitar ao máximo o uso racional dos recursos naturais,
utilizando os produtos orgânicos na plantação. Vamos sugerir a Ana a adubação
verde e orgânica que são mais viáveis por ter em abundancia na escola e também
na comunidade, na adubação verde pode utilizar plantas e folhas, e na adubação
orgânica pode utilizar esterco, biofertilizantes, minhocas. Este tipo adubação não
desequilibra ecossistema.
Os agrotóxicos e adubos químicos são
substâncias que contaminam a água e o solo, podendo causar doenças aos animais
que se alimentam dos vegetais e as pessoas. Priorizar o uso de defensivos
naturais para que os vegetais cresçam e se defendam de forma natural, tem baixo
custo e não agride o meio ambiente. Mundo
Horta (2015) informa que a melhor forma de manter a horta
livre de pragas e doenças é fortalecer o solo e as plantas através da promoção
do equilíbrio ecológico em todo o ambiente. Quando a presença da praga se torna
prejudicial para a planta, deve-se fazer uso de defensivos naturais, eles são menos
agressivos à natureza.
Foto 1 - Adubação Mineral
Fonte: Pensamento verde
Fonte: Bloggenivaldoabreu
“Do ponto de vista conceitual,
desenvolvimento sustentável é definido como aquele que atende às necessidades
do presente sem comprometer as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”.
(ALMEIDA, 2008, p. 67).
5.5. Ferramentas de Gestão
Ana terá que ter alguns
conhecimentos e habilidades para desenvolver sua gestão na Aprendiz. Chiavenato
(2010) entende que administrar é tarefa bastante complexa e
precisa ter várias habilidades, capacidade de planejamento e organização,
capacidade de decisão, liderar e motivar a equipe para atingir metas e
objetivos , saber cobrar, ter comunicação clara e objetiva para que os
liderados possam executar suas tarefas de forma satisfatórias, acompanhar o
andamento das tarefas, ter também habilidade para ouvir, delegar tarefas, ter
bom relacionamento com os pais e responsáveis.
Para finalizar vamos deixar para Ana
algumas sugestões sobre ferramentas de gestão. Será feito apenas uma abordagem
simplificada e resumida, sem aprofundamento, baseado na obra 40+16 Ferramentas e Técnicas
de gestão de gerenciamento de Daychoum
(2016) e da obra Administração Teoria, processo e prática Chiavenato
(2010) e outros autores. Quanto ao conteúdo, além das obras citadas, existe uma
vasta quantidade de obras e artigos para consulta, e também ela pode consultar
através da internet. Segue lista abaixo:
5.5.1. Análise SWOT
“Análise SWOT é uma ferramenta
utilizada para fazer análises de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada
como base para gestão e o planejamento estratégico de uma organização. ” (MERHI, 2016, p. 6).
Fonte: Elaborado pelo próprio
autor
5.5.2. Análise de
Stakeholder
Merhi (2016) entende que Stakeholder
são
indivíduos ou organizações que estão
ativamente interessadas em um projeto, cujos os interesses podem ser afetados
de forma positiva ou negativa. Em
relação a escola Aprendiz, para que o projeto seja bem-sucedido, é preciso identificar
os stakeholders (partes interessadas), quis são os benefícios para escola, e
como os indivíduos serão afetados.
5.5.3. Balanced Scorecard
Merhi
(2016) entende que o Balanced Scorecard reflete o
equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e
não financeiras, entre indicadores de tendência e ocorrências, e também as
perspectivas interna e externa de desempenho. Vieira Almeida (2008) ressalta para que
seja implementada a ferramenta Balanced Scorecard em uma escola, a equipe de
diretores deve reunir-se para avaliar a visão de futuro e missão da
instituição, de modo que espelhem o que a escola deseja alcançar no futuro.
5.5.4. Benchmarking
Merhi (2016) salienta que benchmarking
é um processo de pesquisa contínuo e sistemático para avaliar produtos,
serviços e métodos de trabalho.
Hilsdorf (2010) avalia que Benchmarking
é uma ferramenta de gestão que é utilizada na aferição do desempenho de uma
empresa, que possibilita que ela compare sua eficiência com a de outras
empresas, normalmente está pesquisa é realizada com a empresa líder do segmento.
Isto não significa simplesmente apenas copiar o que a concorrência está
fazendo, mas entender com ela através da observação e o know-how.
Quadro 1 - O que é Benchmarking
5.5.5. Brainstorming
Merhi
(2016) compreende que a técnica
tem várias aplicações, publicidade;
resolução de problemas; soluções alternativas, gestão de processos; gestão de
projetos; formação de equipes. O brainstorming também é usado na escola, pode
ser muito importante na formação dos estudantes. É uma técnica que consiste em
incentivar o estudante a expor suas ideias, os colegas ouvem e podem também
contribuir.
5.5.6. Fluxograma
Fluxograma
é a representação gráfica de procedimentos, ou rotinas, mostrando todas as suas
etapas.
Figura 8 - Fluxograma rotina dos Estudante
Fonte: Portal do professor
5.5.7. Empowerment
"Empowerment
é o fortalecimento ou empoderamento das pessoas pelo trabalho em equipe,
participação direta nas decisões do grupo de trabalho, liberdade para que as
pessoas escolham métodos e processos de trabalho”. (CHIAVENATO, 2010, p. 291).
“Empowerment
favorece a descentralização, gera autonomia e aumenta autoridade, gera maior
motivação, favorece a criatividade, favorece a participação na gestão
organizacional, melhoria da produtividade, favorece o modelo de gestão
empreendedor”. (CARVALHO, 2017).
6. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O
presente trabalho de pesquisa teórico, foi elaborado com objetivo de
compreender o dia a dia de um gestor, mais especificamente na área de educação,
as dificuldades inerentes ao cargo e suas complexidades, o desafio de sair de uma
administração onde todos os processos eram feitos manualmente, e fazer uma
mudança radical na estrutura organizacional, com a implementação de tecnologias
de ponta ( softwares de gestão escolar) que tem capacidade de abranger várias
atividades de uma empresa como contabilidade, finanças, comercial, outros.
Para
começar foi demonstrado para Ana a vantagem das trocas das lâmpadas mais
antigas pelas de Led. Isso foi comprovado através do cálculo da função f(x) =
0,36x + 1000, o resultado foi de uma economia de R$ 259,00 mês.
A
nova gestora depois da aquisição das lâmpadas de LED, verificou que foi
entregue algumas com defeito e outas quebradas, porém Ana ao reclamar com o
fornecedor teve a resposta que não seria trocada as lâmpadas quebradas. A
gestora teve que mostrar suas habilidades na solução do problema, deu entrada
com um processo no Procon através do Código de Defesa do Consumidor (CDC),
conforme a Lei Feral nº 8.078/90, artigo 18º.
Depois que convocou uma reunião com
professores e funcionários para discutir as rotinas da escola, tanto os professores
e funcionários deixaram bem claro suas insatisfações pelos procedimentos ainda
serem feitos manualmente, com isso gastava-se muito tempo arquivando documentos
e também com muito gasto de matérias, principalmente papeis. Ana foi auxiliada
a implementar um sistema/software de gestão com intuito de otimizar os
procedimentos da escola, reduzindo os custos com gasto de papeis, dessa forma as
rotinas são realizadas com mais celeridade e com mais eficiência. Foi decido
que alguns setores da escola receberiam o novo sistema: a pedagogia (gestão do conhecimento), a secretaria, o financeiro,
matrículas e comunicação.
Para finalizar foi sugerido a Ana colocar em prática ações
que visam a sustentabilidade e métodos administrativos, já que Ana era nova na função
de gestora e precisaria ser orientada. A escola não tinha na sua cultura
organizacional práticas sustentáveis. Foi realizada uma reunião que envolveu
professores, funcionários, alunos e pais, e até mesmo pessoas da comunidade,
ficou decidido que seria introduzido na escola uma horta. Com a colheita da
horta, parte iria para merenda dos alunos, outra parte seria comercializada com
o objetivo de tornar a horta autossustentável para aquisição de insumos, dessa
forma, não haveria custo adicional para a escola Aprendiz.
Foi também apresentada a Ana algumas ferramentas e práticas de
gestão que será muito útil na sua jornada como gestora na escola.
Este trabalho não tem objetivo ser conclusivo, fica dessa forma aberto para
futuros estudos.
REFERÊNCIAS
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Ambiente: Os desafios da sustentabilidade. 1ª. ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2008.
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CHIAVENATO, I. Administração Teoria, Processos e Prática. 1ª. ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
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